Cinco times que fizeram boas campanhas na Libertadores e fracassaram no Mundial de Clubes
Confira quais foram os campeões da Libertadores que não conseguiram chegar à final do Mundial de Clubes
Confira quais foram os campeões da Libertadores que não conseguiram chegar à final do Mundial de Clubes
Neste sábado (27), em Montevidéu, no Uruguai, Palmeiras e Flamengo decidem quem será o grande campeão da Copa Conmebol Libertadores 2021. Ambos brasileiros buscam a terceira conquista na competição continental.
E mais do que levar a taça, o título da Libertadores dá ao campeão o direito de disputar o Mundial de Clubes da Fifa, que está marcado para fevereiro de 2022, nos Emirados Árabes Unidos.
Aliás, só falta o campeão da Libertadores ser definido, visto que os outros seis participantes já estão confirmados: Chelsea (Inglaterra/Europa), Al-Hilal (Arábia Saudita/Ásia), Al-Ahly (Egito/África), Monterrey (México/Concacaf), Auckland City (Nova Zelândia/Oceania) e Al-Jazira (Emirados Árabes Unidos/país sede).
O último clube da América do Sul que conquistou o título mundial foi o Corinthians, em 2012. De lá para cá, só deu europeu campeão.
No atual formato do Mundial de Clubes, implementado desde 2005, tivemos alguns casos de times que foram campeões da Libertadores e que fracassaram no Mundial, sequer chegando à final.
Veja algumas dessas campanhas abaixo do esperado:
Mundial de 2010
O Internacional foi campeão da Libertadores de 2010 e todos esperavam que o Colorado pudesse fazer a final do Mundial diante da xará Inter de Milão, mas o time brasileiro caiu na semifinal contra o Mazembe, da República Democrática do Congo, perdendo por 2 a 0.
Na disputa de terceiro lugar, no entanto, o Inter fez bonito e goleou o Seongnam, da Coreia do Sul, por 4 a 2. Os gols foram de Tinga, Alecsandro (2) e D’Alessandro. E na final, a Inter de Milão fez 3 a 0 no Mazembe.
Mundial de 2013
Comandando por Ronaldinho Gaúcho, o Atlético-MG não conseguiu chegar à final do Mundial de 2013 ao ser derrotado na semifinal diante do Raja Casablanca, do Marrocos, que só estava na competição por ser do país sede. O Galo perdeu por 3 a 1.
Como prêmio de consolação, o Atlético-MG ficou na terceira colocação ao derrotar o Guangzhou Evergrande, da China, por 3 a 2, gols de Diego Tardelli, Ronaldinho e Luan. Na final da competição, o Bayern de Munique venceu o Raja por 2 a 0.
Mundial de 2016
Campeão da Libertadores de 2016 com Borja e Guerra brilhando, o Atlético Nacional, da Colômbia, apanhou do Kashima Antlers, do Japão, na semifinal do Mundial de Clubes e não chegou à decisão.
Os colombianos conseguiram ficar com o terceiro lugar após empate por 2 a 2 com América do México e triunfo por 4 a 3 nos pênaltis. O Real Madrid acabou sendo o campeão vencendo os japoneses por 4 a 2, com dois gols na prorrogação.
Mundial de 2018
Outro sul-americano que caiu na semifinal foi o River Plate. Os argentinos empataram por 2 a 2 com o Al-Ain, do Catar, com dois gols de Borré, e foram superados nas penalidades por 5 a 4.
O River ficou com a terceira colocação ao golear o Kashima Antlers, do Japão, por 4 a 0. Na final da competição, o Real Madrid aplicou 4 a 1 sobre o Al-Ain.
Mundial de 2020
Por conta da pandemia de Covid-19, o Mundial de 2020 foi disputado em 2021. E o Palmeiras fez a pior campanha de um time sul-americano na competição desde 2005, quando o atual formato foi implementado.
O time brasileiro perdeu a semifinal contra o Tigres, do México, por 1 a 0, e depois foi superado na disputa de terceiro lugar: empate por 0 a 0 com o Al-Ahly, do Egito, e derrota por 3 a 2 nos pênaltis, ficando na quarta colocação.
Na final, o Bayern de Munique venceu o Tigres por 1 a 0 e foi campeão.
Sábado, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, é a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela TV ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT
LEIA TAMBÉM
Relembre a conquista da Libertadores de 2019 pelo Flamengo
Relembre a conquista da Libertadores de 2020 pelo Palmeiras
Libertadores: 11 astros sul-americanos que nunca ganharam a competição
Libertadores: 8 astros sul-americanos que nunca jogaram a competição