CBF anuncia saída de Leonardo Gaciba: “Reformulação na estrutura da arbitragem brasileira”
Entidade decidiu agir e promover mudanças no cenário profissional do futebol brasileiro
Nesta sexta-feira (12), em nota oficial, a CBF anunciou mudanças em prol da melhora do futebol brasileiro. Sendo assim, Leonardo Gaciba, que estava à frente da Comissão de Arbitragem, foi desligado do cargo, algo que já era especulado por conta das críticas, principalmente, ao uso do VAR. Sendo assim, o atual vice da pasta, Alício Pena Júnior, irá assumir interinamente.
No duelo entre Flamengo x Bahia, no Maracanã, a decisão da arbitragem em conceder pênalti para o Rubro-Negro causou revolta por parte dos visitantes. Isso porque foi alegado que Conti não causou nenhuma irregularidade ao atingir a bola com seu corpo, algo que não foi avaliado pela arbitragem. Apesar do fato, nenhum comentários sobre o jogo em questão foi feito no comunicado da CBF.
A Confederação Brasileira de Futebol informa que, nesta data, deu início a um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, que começa com a substituição do comando de sua Comissão de Arbitragem.
Veja abaixo o pronunciamento completo.
“O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, conversou com o Presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, nesta sexta-feira (12) e o entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos.
A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF.
Assumirá a função interinamente, até a conclusão das competições da temporada 2021, o atual Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem, Alício Pena Júnior, a quem o Presidente Ednaldo Rodrigues parabeniza, desejando sucesso no cargo e colocando a estrutura da entidade à inteira disposição da Comissão de Arbitragem para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento da arbitragem nacional”
Contratado para substituir o Coronel Marcos Marinho, Leonardo Gaciba deixou a Globo, em 2019, para trabalhar na CBF. Desde então, o ex-árbitro precisou lidar com críticas e questionamentos sobre a utilização do VAR, tarefa que ainda precisará ser cumprida pelo seu sucessor.
LEIA TAMBÉM
CBF pretende criar projeto para mudanças drásticas na arbitragem
CBF ganha processo conta ex-patrocinador e receberá até R$ 72 milhões
Dudu, Gabigol, Hulk: veja qual é o jogar mais bem pago de cada time da Série A do Brasileirão
Neymar lidera ranking de assistências nas Eliminatórias Sul-Americanas
Brasileirão 2020 poderia ser anulado por irregularidade de Gaciba, revela presidente do Bahia
Torcedor invade gramado e pega Neymar no colo após vitória da seleção brasileira; assista
Presidente revela se o Bahia irá pedir anulação do jogo contra o Flamengo
Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato
Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato