13 equipes de seis estados do país foram aprovadas para competição. Confirmação da participação, entretanto, depende do pagamento de taxa de inscrição
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou, nesta terça-feira (30), as equipes aptas a disputarem o Campeonato Brasileiro Masculino de Basquete em 2022. A competição, na prática, equivale a segunda divisão nacional e tem início previsto para fevereiro.
Ao todo 13 equipes, representando 6 estados da federação, foram aprovadas pelo departamento técnico da entidade e estão previamente inscritas. No entanto, a confirmação da participação depende do pagamento da taxa de inscrição, com valor não anunciado. No dia 10 de dezembro a confederação fará o anúncio das equipes efetivamente inscritas e como será o formato de disputa do Campeonato Brasileiro.
O campeão do Brasileirão 2022 receberá o direito de pleitear uma vaga no Novo Basquete Brasil (NBB), a elite do basquete nacional, que é gerido pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Em 2021 o campeão da competição organizada pela CBB foi o União Corinthians, do Rio Grande Sul. O time gaúcho superou o Flamengo/Blumenau da decisão e, com isso, conquistou o acesso ao NBB.
Confira as equipes
Rio de Janeiro
Sodie Salgados/Mesquita/LSB
São Paulo
AZ Basquete Araraquara
Liga Sorocabana
Memorial/Fupes/Santos
São José Desportivo
Basket Osasco
Minas Gerais
Praia Clube
Paraná
ADRM Maringá
Coritiba Monsters/Sociedade Thalia
LBPG Ponta Grossa
Santa Catarina
AD Brusque
APAB Blumenau
Goiás
AEGB/Vila Nova
LEIA MAIS
NBA: Problemas com o peso? Ex-jogador da NBA dá conselho direto a Zion Williamson
Campeã olímpica Rebeca Andrade renova com Flamengo até 2024