Com título ‘encaminhado’, brigas por Libertadores e contra o rebaixamento agitam reta final do Brasileirão; veja as probabilidades
Com a vitória sobre o Bragantino, o Santos reduziu as chances de rebaixamento. Grêmio seguem em situação delicada, e o São Paulo tem situação difícil
A 31ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou na quinta-feira (11), com a vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Bahia, no Maracanã. Apesar do Rubro-Negro ainda ter chances matemáticas de título, o Atlético-MG venceu mais uma e manteve mais de dez pontos de diferença na ponta da tabela de classificação. Com o título bem encaminhado para o Galo, a briga por vaga na Libertadores 2022 e contra o rebaixamento para Série B prometem agitar as rodadas finais do Brasileirão.
Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Atlético-MG segue com 96% de chance de título, enquanto Flamengo e Palmeiras aparecem com 2% de chance de taça cada um. Já na briga pela Libertadores, os três primeiros colocados também estão com a vaga no G6 bem encaminhada, com 100% do Galo e 99% para Rubro-Negro e Alviverde. O Fortaleza já tem 90% de chance de classificação para a competição continental.
Corinthians, Red Bull Bragantino são as outras três equipes que briga por vaga no G6, enquanto Fluminense, América-MG e Athletico Paranaense correm por fora – vale lembrar que o Furacão está na final da Copa do Brasil e pode garantir a vaga direta em caso de título contra o Atlético-MG.
Na luta contra o rebaixamento, com a Chapecoense matematicamente já rebaixada, pelo menos sete equipes ainda possuem mais de 10%¨de chance de queda para a Série B. Os ‘favoritos’ as três vagas restantes são: Sport, com 95%, o Grêmio com 86% e o Juventude com 62%.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJHV3lWOG43TCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Confira as chances de título, Libertadores e rebaixamento de cada time após a 31ª rodada:
Chances de título:
Atlético-MG – 96%
Flamengo – 2%
Palmeiras – 2%
Chance de rebaixamento:
Chapecoense – 100%
Sport – 95%
Grêmio – 86%
Juventude – 62%
Bahia – 17%
Santos – 11%
São Paulo – 8%
Ceará – 7%
Atlético-GO – 6%
Cuiabá – 6%
América-MG – 1%
Athletico-PR – 1%
Chances de Libertadores (via G6):
Atlético-MG – 100%
Palmeiras – 99%
Flamengo – 99%
Fortaleza – 90%
Corinthians – 72%
Bragantino – 67%
Internacional – 34%
Fluminense – 14%
América-MG – 11%
Athletico-PR – 6%
Atlético-GO – 3%
Cuiabá – 1%
Ceará – 1%
Santos – 1%
São Paulo – 1%
Bahia – 1%