Campeão da Série B, Botafogo começa a planejar a próxima temporada
Fogão encerrou 2021 no último domingo (28), e busca acertar permanências e contratações para 2022
Campeão da Série B do Brasileirão 2021, o Botafogo encerrou oficialmente sua temporada no último domingo (28), e com muito estilo. O time empatou em 2 a 2 com o Guarani pela 38ª rodada e pode, diante de um Nilton Santos lotado, fazer a festa com a taça da competição.
Passadas as comemorações, porém, o Fogão já começa a pensar em 2022. Com Carioca, Copa do Brasil e a Série A do Brasileirão em seu calendário, o clube passou a estabelecer as prioridades para o ano que vem. Confira algumas delas a seguir.
Permanência de Enderson Ferreira
O ponto mais imediato do planejamento do Botafogo é a permanência do técnico Enderson Moreira. Indicado como um dos principais responsáveis pelo acesso à Série A — e o título da Série B, respectivamente —, o treinador ainda analisa o futuro.
Em seu contrato firmado com o Glorioso em julho, havia uma cláusula de renovação automática em caso da promoção à elite do Brasileirão. Acontece, porém, que Enderson se valorizou no mercado, com 17 vitórias e apenas três derrotas em 26 jogos no comando da equipe. A boa notícia é que o treinador se manifestou favorável na continuidade do trabalho, inclusive projetando a próxima temporada.
Manutenção da base do Botafogo campeão da Série B
Um dos pontos, aliás, destacados por Enderson Moreira é a manutenção da base campeã da Série B pelo Botafogo. Afinal, uma parcela significativa dos jogadores mais utilizados na campanha do título está com o contrato se encerrando ao fim de 2021.
Nomes como Daniel Borges, Gilvan, Luís Oyama e Marco Antônio, por exemplo, ainda estão com o futuro indefinido, apesar dos dois primeiros terem sua permanência encaminhada. Chay, um dos principais jogadores do time no ano, também deve permanecer; Rafael Navarro, por outro lado, é alvo constante de especulações e pode deixar a equipe já nas próximas semanas.
Reforços
Por fim, além das manutenções, há a questão de reforços. O assunto não foi muito tratado nas comemorações no estádio Nilton Santos, mas já foi comentado pelo presidente Durcesio Mello em outras oportunidades. O mandatário chegou a comentar a procura por “cinco ou seis contratações”.
LEIA TAMBÉM
Especial Botafogo: Relembre a trajetória do Fogão na Série B em 2021
Botafogo encerra Série B com o melhor ataque: veja o ranking completo
Mercado da Bola: 10 jogadores da Série B que seriam bons reforços na Série A
Quando começa o Brasileirão Série B 2022?