Bahia conquistou uma grande vitória no confronto direto diante do Grêmio e aumentou as chances de rebaixamento da equipe gremista
Bahia 3-1 Grêmio Brasileirão 2021 - 35ª Rodada
Em duelo direto contra o rebaixamento nesta sexta-feira (26), o Bahia venceu o Grêmio por 3 a 1 na Arena Fonte Nova e praticamente rebaixou o Grêmio para a Série B do Brasileirão.
Vagner Mancini foi contestado pela torcida por escalar o Grêmio com três volantes e apostar em uma proposta mais defensiva contra o Bahia, que estava marcando poucos gols nos últimos jogos. Porém, a situação foi diferente durante o primeiro tempo.
O Tricolor de Aço foi amplamente dominante e conseguiu marcar dois gols em um curto período de tempo, com a possibilidade ainda de marcar o 3-0 antes mesmo dos 20 minutos de jogo diante de um Grêmio apático.
No primeiro gol, Matheus Bahia recebeu ótimo passe de Raí Nascimento e fez a infiltração na área, passando pela última linha com facilidade para concluir e abrir o placar, aos 13 minutos de jogo.
Cinco minutos depois, Raí Nascimento se aproveitou de outra grande falha defensiva e conseguiu a roubada de bola para ficar no 1v1 contra o goleiro Gabriel Chapecó, que saiu desesperadamente e deixou o gol livre para o Bahia marcar o segundo.
Com isso, a equipe de Guto Ferreira fez o que mais sabe: jogar no sistema defensivo apostando nas tentativas do Grêmio de buscar o empate. Alisson, Ferreira e Borja conseguiram boas jogadas, mas os comandados de Vagner Mancini foram para o vestiário perdendo por 2 a 0.
Grêmio tentou reagir, mas Bahia definiu a vitória na reta final do confronto
No segundo tempo, Mancini chamou Rafinha e Douglas Costa nos lugares de Vanderson e Alisson para ampliar o ímpeto ofensivo da equipe no terço final do campo.
Borja voltou a ser protagonista e conseguiu aproveitar bom passe de Rafinha no centro da área para bater rasteiro em uma das melhores chances, mas Danilo Fernandes defendeu.
O Bahia quase aproveitou a desorganização na transição defensiva do Grêmio aos 15 minutos e Gilberto carregou a bola pela direita, arriscando na entrada da área e assustando Chapecó.
No entanto, o Grêmio conseguiu descontar logo em seguida com Rafinha, que aproveitou rebote de Danilo Fernandes e contou com o desvio providencial de Thiago Santos, enganando o goleiro adversário.
Já na reta final, o Bahia quase se aproveitou do desespero gremista em busca do empate e marcou com Raí Nascimento que invadiu a área e venceu o goleiro Chapecó, mas o VAR marcou impedimento e anulou.
Só que o terceiro gol o Bahia acabou saindo aos 40 minutos, para sacramentar para a vitória. Em grande jogada na entrada da área, Rodallega recebeu na meia-lua e esticou para Danielzinho na esquerda que bateu colocado e foi às redes, para a festa da torcida na Arena Fonte Nova.
Com isso, o Bahia chegou à 40 pontos e deixou o Z-4, indo para a 16ª colocação com 40 pontos. Juventude (40), Grêmio (36), Sport (33) e Chapecoense (15) completam a zona de rebaixamento. Para ter alguma chance de fugir da queda, o Grêmio precisa vencer os três jogos restantes.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 3-1 GRÊMIO
Data: 26/11/2021, 19:00
Estádio: Itaipava Arena Fonte Nova
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Gols: 1T 13′ Matheus Bahia (Bahia); 1T 18′ Raí Nascimento (Bahia); 2T 16′ Thiago Santos (Grêmio); 2T 40′ Daniel (Bahia)
Substituições – Bahia: Ronaldo Cesar (Rossi); Rodallega (Gilberto); Daniel (Rodriguinho); Edson (Patrick de Lucca); Raniele (Raí Nascimento)
Substituições – Grêmio: Campaz (Bobsin); Rafinha (Vanderson); Douglas Costa (Alisson); Diego Souza (Kannemann); Jean Pyerre (Villasanti)
Bahia (4-2-3-1): Danilo Fernandes – Nino Paraíba, Germán Conti, Gustavo Henrique, Matheus Bahia – Patrick de Lucca, Lucas Mugni – Rossi, Rodriguinho, Rai Nascimento e Gilberto. Técnico: Guto Ferreira
Grêmio (4-2-3-1): Gabriel Chapecó – Vanderson, Geromel, Walter Kannemann, Bruno Cortez – Thiago Santos, Victor Bobsin – Alisson, Mathias Villasanti, Ferreira – Miguel Borja. Técnico: Vagner Mancini
LEIA TAMBÉM: