Home Futebol Atlético-MG vence, dispara na liderança e afunda Grêmio no Brasileirão

Atlético-MG vence, dispara na liderança e afunda Grêmio no Brasileirão

Atlético-MG chegou a vitória com gols de Zaracho e Eduardo Vargas para disparar na liderança do Brasileirão; Grêmio segue afundado no Z4

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Atlético-MG chegou a vitória com gols de Zaracho e Eduardo Vargas para disparar na liderança do Brasileirão; Grêmio segue afundado no Z4

Atlético-MG Atlético Mineiro 2-1 Grêmio Grêmio
Brasileirão 2021 - 19ª Rodada (Jogo Atrasado)

O Atlético-MG venceu o Grêmio por 2 a 1 nesta quarta-feira (3) diante de 55 mil torcedores no Mineirão em jogo atrasado pelo Brasileirão, disparando na liderança do campeonato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Borja foi o nome do primeiro tempo com duas bolas na trave e três chances de abrir o placar no início do jogo, mas foi o Atlético-MG que conseguiu capitalizar sua chance e deixar o Galo com vantagem no placar com Zaracho.

Apesar disso, o desempenho do Grêmio foi superior e o segundo tempo foi controlado pelos gaúchos até o gol do empate marcado por Campaz.  No entanto, Eduardo Vargas aproveitou a oportunidade que surgiu em cobrança de pênalti e marcou o gol decisivo do jogo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a vitória, o Galo chegou a 62 pontos e abriu dez pontos de vantagem para o vice-líder Palmeiras (52). Flamengo (50) e Bragantino (49) seguem em terceiro e quarto lugar. Já o Grêmio segue na 19º colocação, com 26 pontos.

Primeiro tempo

A partida começou extremamente movimentada no Mineirão com o Atlético-MG logo se lançando ao ataque onde Hulk cruzou para Zaracho cabecear por cima do gol em jogada de extremo perigo dentro da área.

Na resposta imediata, o Grêmio se lançou ao contra-ataque e o centroavante Borja acertou a trave. Douglas Costa pegou o rebote e cruzou novamente para o colombiano chutar e marcar o primeiro gol, mas o lance foi anulado por impedimento.

PUBLICIDADE

O Atlético-MG tentou controlar as ações com passes sendo trocados no campo de ataquem as não conseguia avançar diante de um Grêmio se defendendo no 4-1-4-1, tendo Thiago  Santos entre os zagueiros e os meias.

PUBLICIDADE

Aos 9′, o Grêmio desperdiçou sua maior chance em todo o primeiro tempo. Lucas Silva fez grande jogada e deixou Borja frente a frente com o goleiro Everton, mas o atacante conseguiu isolar e jogar fora a oportunidade.

Logo em seguida, a terceira e última chance clara de gol surgiu para Borja, mas o chute colocado de fora da área parou no travessão e saiu pela linha de fundo, em lance inacreditável para o torcedor gremista. Mais inacreditável seria o que ocorreria logo em seguida.

Depois de sofrer com espaços sendo encontrados nas costas da defesa, o Atlético-MG foi para cima e abriu o placar aos 11′. Diego Costa rolou para Zaracho dentro da área chutar e estufar a área de Gabriel Chapecó.

O Grêmio tentou responder com Lucas Silva chutando firme de fora da área, exigindo grande defesa do goleiro Everson que espalmou e salvou o Galo que voltou ao ataque com Hulk tabelando com Diego Costa e ficando no 1v1 contra o goleiro gremista, que deu um tapa na bola e evitou o gol.

PUBLICIDADE

Muito participativo no primeiro tempo, Diego Costa estava impressionando pela movimentação em campo pois não ficava apenas com centroavante, circulando entre os zagueiros e caindo pelos lados do campo. O Atlético-MG optou por baixar as linhas e a intensidade no restante da etapa inicial.

Nacho Fernández também teve oportunidade de deixar sua marca em gol de falta, mas Gabriel Chapecó fez boa defesa e evitou mais um triunfo do argentino.

Ainda no primeiro tempo, Vagner Mancini mexeu no Grêmio e acionou Campaz no lugar de Villasanti e o jovem não concordou com a substituição, se deslocando ao banco de reservas com irritação. Mas logo na primeira jogada, o meia chutou firme e exigiu outra boa defesa de Everson.

Nos acréscimos, Douglas Costa cobrou escanteio e Borja teve sua última chance na primeira etapa ao cabecear com perigo, mas jogou fora do alvo.

PUBLICIDADE

 

Segundo tempo

Diante de um Atlético-MG mais recuado, o Grêmio voltou pressionando no segundo tempo e Ferreira quase enganou Everson ao chutar em cima de Guga logo no primeiro lance, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 3′, Lucas Silva abriu espaço pelo meio e experimentou de fora da área em bola que saiu por muito pouco, levando susto à torcida atleticana. Cuca resolveu mexer na equipe ao colocar Jair no lugar de Tchê Tchê em jogo que o Galo estava precisando melhorar o desempenho.

Zaracho quase ampliou a vantagem do Atlético pois Chapecó saiu maio e a bola caiu nos pés do meia argentino que não aproveitou a oportunidade aos 9′ e chutou para fora. Desta vez, a lógica inversa funcionou para o lado gaúcho.

PUBLICIDADE

Aos 10′ do segundo tempo, Borja fez grande jogada e rolou na medida para Campaz chegar chutando na área e não permitir chance de defesa para Everson, empatando o jogo diante de um Mineirão que estava calado, sentindo que o jogo estava complicado.

Na tentativa da resposta imediata, Nacho Fernández teve a chance de cabecear ao aproveitar cruzamento de Zaracho e desvio de Thiago, mas também não acertou o alvo. Aos 16′, Allan invadiu a área e chutou cruzado, parando em defesa do goleiro Chapecó.

Pensando na reta final do jogo, Cuca percebeu que necessitava de mudanças para tornar a equipe mais ofensiva. Por isso, acionou Mariano, Savarino e Vargas nos lugares de Guga, Zaracho e Hulk. E logo na jogada seguinte às alterações, um lance decisivo na sequência do jogo.

Em cobrança de falta pelo lado direito aos 26′, Nacho Fernández bateu e a bola explodiu na barreira. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira foi ao VAR e deu pênalti a favor do Atlético-MG ao notar que Campaz deixou o braço aberto dentro da área. Vargas cobrou no canto direito e o goleiro Chapecó caiu no lugar certo, mas a bola passou e o Galo marcou o 2 a 1.

PUBLICIDADE

Depois, foi a vez de Vagner Mancini fazer mudanças com as entradas de Alisson, Matheus Sarará, Jhonata Robert e Diego Souza nos lugares de Ferreira, Lucas Silva, Thiago Santos e Borja.

Como esperado, o Grêmio teve a posse de bola nos minutos finais diante de um Atlético-MG marcando baixo para tentar matar o jogo nos contra-ataques. Houve chance com Alisson cobrando escanteio, mas Rever afastou de cabeça, na última chance de gol.

Nos acréscimos, o Atlético-MG conseguiu segurar a posse de bola no campo ofensivo e evitou sofrer chances para a vibração da torcida e do técnico Cuca no Mineirão.

 

PUBLICIDADE

FICHA TÉCWNICA
ATLÉTICO-MG 2-1 GRÊMIO

Data: 03/11/2021, 21:00
Estádio: Mineirão
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira

Gols: 1T 12′ Zaracho (Atlético-MG); 2T 11′ Campaz (Grêmio); 2T 29′ Vargas (Atlético-MG)

Substituições – Atlético-MG: Jair (Tchê Tchê); Mariano (Guga); Savarino (Zaracho); Vargas (Hulk); Nathan (Diego Costa)

PUBLICIDADE

Substituições – Grêmio: Campaz (Villasanti); Alisson (Ferreira); Matheus Sarará (Lucas Silva); Jhonata Robert (Thiago Santos); Diego Souza (Borja)

Atlético-MG (4-4-2): Éverson; Guga, Réver, Junior Alonso, Guilherme Arana; Zaracho, Tchê Tchê, Allan, Nacho Fernández; Hulk, Diego Costa. Técnico: Cuca

Grêmio (4-3-3): Gabriel Chapecó; Rafinha, Ruan, Pedro Geromel, Bruno Cortez; Villasanti, Thiago  Santos, Lucas Silva; Ferreira, Borja, Douglas Costa. Técnico: Vagner Mancini

 

PUBLICIDADE

 

LEIA TAMBÉM

Liverpool vence Atlético de Madrid e se classifica às oitavas da Champions

Champions League: dupla Benzema e Vini Jr. brilha e Real Madrid bate o Shakhtar Donetsk

Champions League: Milan e Porto empatam na volta de Ibrahimovic

PUBLICIDADE

Renato Gaúcho revela lesão de mais um jogador do Flamengo: “Viajou machucado”

Perto do fim de empréstimo, atacante é comunicado que não voltará ao Santos

Clube promete ‘bicho’ milionário para jogadores por acesso à Série A

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial