Atlético-MG é o time com mais pênaltis a favor no Brasileirão; veja ranking
Diante do Grêmio, Galo teve a oitava penalidade marcada a seu favor no Campeonato Brasileiro até aqui
Qual a chance de um gol ser feito através de uma cobrança de pênalti? Segundo um estudo realizado pela Instat, empresa especializada em estatísticas esportivas, este número é de 75,49%. A pesquisa analisou mais de 100 mil chutes da marca da cal, entre 2009 e 2018. Ou seja, três a cada quatro penalidades acabam balançando as redes. Tal lance, portanto, se torna bastante crítico — e raro — em um campeonato de pontos corridos, como o brasileiro.
Até este dia 4 de novembro, exatamente 80 penais foram assinalados na atual edição do Brasileirão. Mas, afinal, quais são os times mais privilegiados (e os mais prejudicados) por conta deste tiro de 11 metros? O perfil Goleada Info, no Twitter, destrinchou todos os pênaltis marcados no campeonato para responder ambas as perguntas.
Líder do Brasileirão, o Atlético-MG é a equipe que mais foi agraciada com tiros da cal, com oito no total. O Galo, aliás, se isolou nesta lista após a polêmica penalidade marcada contra o Grêmio, na vitória por 2 a 1, no Mineirão. Em segundo, outro time mineiro: o América, com sete. Completando o pódio, o Internacional, com seis pênaltis marcados a favor. Abaixo, veja a lista completa.
Pênaltis A FAVOR no Brasileirão
- 8 – Atlético-MG
- 7 – América-MG
- 6 – Internacional
- 5 – Corinthians, Fortaleza, Grêmio e Santos
- 4 – Ceará, Juventude e São Paulo
- 3 – Atlético-GO, Bahia, Bragantino, Chapecoense, Fluminense, Palmeiras e Sport
- 2 – Athletico-PR, Cuiabá e Flamengo
Do outro lado da moeda, o Santos é a equipe que mais COMETEU infrações dentro da própria área. Além disso, o Peixe também lidera no quesito de mais penais em seus jogos (independente do lado marcado). Isso porque foram 13 lances de pênalti assinalados, até aqui, nos 29 jogos da equipe da baixada no Brasileirão. Já o Flamengo, porém, é o time que menos viu pênaltis serem batidos em seus jogos: apenas três (dois a favor e um contra).
Pênaltis CONTRA no Brasileirão
- 8 – Santos
- 7 – Fluminense
- 6 – Ceará, Chapecoense e Palmeiras
- 5 – Atlético-GO, Fortaleza e Sport
- 4 – Athletico-PR, Bahia, Grêmio e Juventude
- 3 – Atlético-MG e Internacional
- 2 – América-MG, Corinthians, Corinthians e Cuiabá
- 1 – Flamengo e São Paulo
Enfim, dentre os 80 pênaltis marcados até aqui neste Brasileirão, 64 foram convertidos e 16 não entraram. Ou seja, uma porcentagem de acerto de exatamente 80%. Trata-se, portanto, de um desempenho acima daquele encontrado na pesquisa da Instat e, também, no último Brasileirão. Isso porque, em 2020, 45 dos 155 pênaltis marcados foram desperdiçados. Uma taxa alta, acima dos 40% de erros.
No entanto, com ainda dez rodadas restantes (além de alguns jogos atrasados), vale acompanhar o desemepenho dos cobradores neste Brasileirão. Será que eles continuarão precisos? De qualquer forma, a quantidade de penais marcados segue abaixo da média encontrada na última edição do campeonato nacional. E, embora o futebol brasileiro tenha o auxílio do VAR, discussões como as que marcaram o jogo entre Atlético-MG e Grêmio devem continuar sendo matéria existente por aqui…
LEIA MAIS:
Vai subir? Saiba qual é a equipe há mais tempo ‘presa’ na Série B
Copa Paulista: sem Portuguesa, eliminada de virada, torneio tem finalistas definidos
São Paulo: Zagueiro que não joga há quase dois anos treina com bola; veja vídeo