Atlético-MG foi o campeão do torneio naquela edição
Há oito anos, o Atlético-MG se sagrava campeão da Libertadores. Comandado por Cuca, com Ronaldinho, Bernard, Jô e companhia, o Galo superou o Olimpia nos pênaltis na grande decisão e levantou o troféu continental pela primeira na sua história.
Os inscritos para a competição foram os seguintes:
Goleiros: Giovanni, Lee e Victor
Laterais: Carlos César, Junior Cesar, Marcos Rocha e Michel
Zagueiros: Gilberto Silva, Leonardo Silva, Rafael Marques, Réver e Sidimar
Volantes: Leandro Donizete, Pierre, Richarlyson e Serginho
Meias: Cláudio Leleu, Morais, Nikão, Guilherme, Ronaldinho Gaúcho e Rosinei
Atacantes: Alecsandro, Araújo, Bernard, Diego Tardelli, Jô, Luan, Neto Berola e Paulo Henrique
Você se recorda dos jogadores? O Torcedores.com mostra por onde andam os principais jogadores da campanha histórica do Galo hoje em dia.
CONFIRA:
Titulares
Victor (goleiro)
Até hoje conhecido pela torcida como “São Victor”, o goleiro se tornou o herói da conquista da Libertadores de 2013. Foi um dos jogadores da campanha, ao defender o pênalti decisivo de Riascos, do Tijuana, nas quartas de final e também na disputa de penais na grande final. Com mais de 400 jogos disputados, Victor se aposentou dos gramados em fevereiro de 2021 e assume, hoje, o posto de gerente de futebol no Galo.
Marcos Rocha (lateral-direito)
O lateral-direito ficou no Galo até 2018, quando foi emprestado para o Palmeiras por um ano com opção de compra. Após se destacar no clube paulista, Marcos Rocha foi contratado em definitivo e está até hoje na equipe.
Leonardo Silva (zagueiro)
Um dos principais destaques na Libertadores, Leonardo Silva não só defendeu a meta, como marcou gols importantes, como o segundo tento na final contra o Olimpia. O zagueiro se aposentou em dezembro de 2019, após quase dez anos de clube.
Réver (zagueiro)
Capitão da conquista, Réver se transferiu para o Internacional em 2015, passou ainda pelo Flamengo, e retornou para o Galo em 2019. Hoje, aos 36 anos, pode levantar a taça do Campeonato Brasileiro e sacramentar ainda mais sua posição de ídolo.
Richarlyson (lateral-esquerdo)
Richarlyson revezava a posição de lateral-esquerdo com Júnior César e se destacava por sua garra em campo, o versátil jogador atuou em diversas posições durante a competição. Está sem clube desde junho, quando deixou o Noroeste.
Pierre (volante)
Importante na conquista, Pierre era o cão de guarda do Atlético e se destacou por sua forte marcação. Entre idas e vindas, ficou cerca de quatro anos no Galo. Se aposentou em 2019, seu último clube foi o Joinville.
Leandro Donizete (volante)
Aos 39 anos, Donizete ainda está em atividade. Atualmente, o aguerrido volante está no Ipatinga. Pelo Galo, atuou de 2012 a 2017 e conquistou a torcida com sua personalidade e força de vontade em campo.
Ronaldinho Gaúcho (meia)
O camisa 10 era maestro do meio de campo, quem fazia a engrenagem funcionar era o “bruxo”. Ronaldinho chegou em junho de 2012 e logo de cara encantou a torcida com suas jogadas. Autor das bolas paradas do time no torneio, a grande partida de R10 foi contra o São Paulo, nas oitavas de final. Deixou o Galo em 2014, passou pelo Querétaro, do México, depois Fluminense, e se aposentou em 2018.
Diego Tardelli (atacante)
Um dos maiores ídolos da história atleticana, Tardelli conquistou sete títulos com o Galo. Não foi o principal jogador na Libertadores, mas foi o grande nome da Copa do Brasil no ano seguinte. Tardelli passou por diversos clubes, incluindo retornos para o próprio Atlético, e hoje está no Santos.
Jô (atacante)
Após chegar de maneira desacreditada, Jô conseguiu emplacar grandes atuações e foi o goleador máximo da campanha, com 7 gols. Deixou o Galo em 2015 para acertar com Al-Shabab. Hoje está no Corinthians, clube na qual também possui identificação com a torcida.
Bernard (atacante)
Bernard é uma das grandes revelações da história atleticana. O mais jovem do time na época conquistou a titularidade por sua velocidade e técnica. Em 2013, logo após a Libertadores, foi comprado pelo Shakhtar Donetsk. Permaneceu alguns anos na Ucrânia até ir para o Everton, da Inglaterra. Hoje, com 29 anos, está no Sharjah FC.
Reservas
Michel Macedo – Juventude
Júnior César – Aposentado (último clube: Itaboraí/RJ)
Rafael Marques – Sem Clube
Gilberto Silva – Aposentado (último clube: Atlético/MG)
Serginho – Confiança/SE
Rosinei – Aposentado (último clube: Juventus/SP)
Nikão – Athletico/PR
Guilherme – Sem Clube
Luan – Varen-Nagazaki, Japão
Neto Berola – Confiança/SE
Araújo – Aposentado (último clube: Central/PE)
Alecsandro – Aposentado (último clube: Noroeste/SP)
Giovanni, Lee, Carlos César, Sidimar, Leleu, Morais e Paulo Henrique não entraram em campo durante a competição.
Sábado, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, é a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela tv ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT
LEIA TAMBÉM
Palmeiras x Flamengo: final da Libertadores envolve os dois times mais caros do Brasil; confira
Organização elege Lewandowski como melhor do mundo em 2021; Neymar fica fora do top-10
25 jogadores que disputaram a Libertadores 2021 e podem ficar livres no mercado em 2022
Emerson Sheik diz se Renato Gaúcho tem capacidade de substituir Tite na seleção brasileira
Oito estádios que mais vezes sediaram a final da Libertadores
Brasileirão e Europa League: veja os principais jogos e onde assistir nesta quinta-feira (25)
Copa Verde define semifinais e tem clássico; veja o calendário
Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato
Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato