PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Esportes Radicais Aos 16 anos, Sophia Medina conquista seu primeiro título como profissional no Saquarema Surf Festival

Aos 16 anos, Sophia Medina conquista seu primeiro título como profissional no Saquarema Surf Festival

Uma publicação compartilhada por Sophia Medina (@sophiamedina)

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Sophia Medina dominou o dia final de competição em Saquarema

No último domingo (21), Sophia Medina venceu a etapa ROXY Pro QS 3000, que aconteceu durante o Saquarema Surf Festival. Se esse nome te chama a atenção, é porque Sophia é a irmã caçula do tricampeão mundial de surfe, Gabriel Medina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esta foi a primeira vitória de Sophia em uma etapa válida pelos campeonatos na categoria adulta da World Surf League. Por tabela, Medina também alcançou a liderança no ranking regional da WSL América Latina, classificatório para o Challenger Series de 2022, que garante vagas para a elite do circuito mundial.

Para chegar até a final do ROXY Pro QS 3000, Sophia ficou em primeiro nas baterias do round dos 32 e nas oitavas, que tinham quatro surfistas na água. Já nas quartas e nas semis, Medina obteve as maiores médias do campeonato, somando 15,00 e 15,33 pontos contra as brasileiras Laura Raupp e Larissa Santos respectivamente. Na semifinal, Sophia também fez a melhor onda do campeonato, com uma nota 8,00.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na final, contra a peruana Daniela Rosas, Sophia Medina não começou bem e Rosas assumiu a dianteira logo nas duas primeiras ondas. Porém, apostando nas suas fortes manobras de frontside nas direitas de Saquarema, a brasileira surfou três boas ondas em sequência, ganhando notas 6,47, 7,57 e 6,70, e assim abriu uma vantagem sólida. A peruana não conseguiu reagir e Sophia venceu com uma somatória de 14,27 pontos, contra 12,34 de sua adversária.

Ver essa foto no Instagram

Depois de ser carregada do mar até o palco pelo pai e treinador, Charles Medina, Sophia disse: “Eu nem estou acreditando que acabei de ganhar um QS 3000. Esse sempre foi meu maior sonho, era uma das minhas maiores metas e estou muito feliz. É muito difícil passar do amador pro profissional. É um choque de realidade e eu treinei muito para estar aqui hoje. Eu me emociono, porque foi muito trabalho duro para chegar até aqui e Deus é muito bom. Foi Ele que me deu a vitória e estou muito feliz por todo esse trabalho estar sendo recompensado”.

Com 16 anos, Sophia segue os passos de sucesso do irmão, que venceu sua primeira etapa de QS aos 15 anos, em Florianópolis. Mesmo vivendo um momento familiar conturbado, Gabriel comemorou a vitória de Sophia nas redes sociais e ressaltou que não há como não lembrar da sua própria trajetória vendo a irmã se tornar surfista profissional.

PUBLICIDADE
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por G. Medina (@gabrielmedina)

PUBLICIDADE

Leia Mais

Carissa Moore é a campeã do circuito mundial da WSL

Gabriel Media se sagra tricampeão mundial de surfe

Entenda a briga entre Gabriel Medina e a mãe

Confira o calendário de 2022 da WSL

PUBLICIDADE
Better Collective