Ex-árbitro mineiro estará na função provisoriamente até o final do ano
A CBF anunciou nesta sexta-feira (12) o desligamento de Leonardo Gaciba da Comissão Nacional de Arbitragem por meio de uma nota oficial. O vice-presidente da comissão, Alício Pena Júnior, será o substituto provisório de Gaciba até o final de 2021.
Hoje com 53 anos, Alício fez parte do quadro de árbitros brasileiros registrados pela Fifa entre 2003 e 2009. Continuou apitando até 2013 somente para o Brasileirão, depois, se aposentou dos gramados e migrou para a Comissão de Arbitragem, em 2014.
O presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues foi quem optou pelas decisões, a fim de reformular a estrutura da arbitragem brasileira, sobretudo pela questão do VAR.
O ex-árbitro mineiro foi afastado após polêmica no clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, no ano de 2009. Alício chegou a ser afastado da Federação Mineira de Futebol (FMF) na época.
Relembre o caso
O zagueiro Léo Fortunato, do Cruzeiro, cometeu falta em Carlos Alberto, lateral do Galo, dentro da área. A jogada resultaria em pênalti e cartão vermelho, por Léo ser o último homem. Alício nada marcou no lance.
Após o jogo, o então presidente do Atlético, Alexandre Kalil, chamou a arbitragem de quadrilha e pediu o banimento de Alício do quadro de arbitragem da FMF.
Paulo Schettino e Lincoln Bicalho, presidente e vice da Comissão de Arbitragem da FMF na época, afastaram Alício no dia seguinte, e reconheceram os erros cometidos pelo árbitro.
LEIA TAMBÉM
Neymar lidera ranking de assistências nas Eliminatórias Sul-Americanas
Brasileirão 2020 poderia ser anulado por irregularidade de Gaciba, revela presidente do Bahia
Torcedor invade gramado e pega Neymar no colo após vitória da seleção brasileira; assista
Presidente revela se o Bahia pretende pedir anulação do jogo contra o Flamengo pelo Brasileirão
Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato
Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato
Leonardo Gaciba recebe pedido para deixar comando da arbitragem na CBF
Mercado da bola: Corinthians define valor para a venda de destaque do Brasileirão