Matías Lacava pode ser utilizado por Fábio Carille no time principal do Santos
Inaugurado em 2003 sob a gestão do presidente Marcelo Pirilo Teixeira, o time sub-23 do Santos pode ser desativado. Nesta quarta-feira, a equipe perdeu por 1 a 0 para o São Bernardo e foi eliminada da Copa Paulista.
O Torcedores.com apurou que o sub-23 custa em torno de R$ 3 milhões aos cofres do clube. No entanto, o investimento no time B não tem apresentado o resultado esperado e, por isso, a diretoria pensa acabar com a categoria.
Sem jogos até o fim da temporada, a diretoria alvinegra irá reavaliar a condição de alguns jogadores. Após uma análise do elenco, o Santos vai divulgar quem está ou não nos planos do clube para 2022.
A princípio, o departamento de futebol pretende unificar os elencos do sub-20 e sub-23 visando reduzir custos. Além disso, não está descartada a possibilidade da dispensa de mais de dez jogadores até o fim de outubro.
Enquanto isso, o diretor executivo André Mazucco avalia os nomes que serão integrados ao elenco principal comandado por Fábio Carile. Por outro lado, o técnico Pablo Fernandez irá apontar os atletas que serão designados para atuar pela equipe sub-20.
A maior parte deles integra ou integrou em algum momento o time profissional nesta temporada. São os casos de Derick, Jhonnathan, Paulo Mazoti, Renyer, Diógenes e Ivonei. À primeira vista, a diretoria deseja emprestá-los para adquirir experiência.
Matías Lacava, Augusto Galván, Ed Carlos, Lucas Pires e Luiz Henrique, contratados ao longo desta temporada, também integraram o elenco que fracassou na Copa Paulista. Agora, eles estão à disposição de Fábio Carille.
Os números da categoria sub-23 do Santos em 2021
O time sub-23 do Santos disputou 14 partidas oficiais nesta temporada. O Peixe, por exemplo, realizou oito partidas no Campeonato Brasileiro de Aspirantes e seis na Copa Paulista. Nesse ínterim, foram quatro vitórias, empates e sete derrotas. Fez 15 gols e sofreu 18.