Convocado para a seleção brasileira, ponta brasileiro já atuou em times menores de Portugal e França e está no radar de gigantes da Inglaterra e Espanha; confira o ‘currículo’ do atleta
Uma das gratas surpresas da convocação de Tite, e da rodada da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 foi Raphinha. O ponta de 24, desconhecido para a maior parte da torcida do Brasil, vive momento de ascensão na carreira e começa a chamar a atenção, seja em seu time na Europa, seja vestindo a “Amarelinha”.
O crescimento do ponta, em especial a ida à seleção, são os pontos altos da história de um jogador que teve um caminho nada tradicional dentro do futebol. Pelo menos não entre possíveis titulares do país cinco vezes campeão mundial.
Raphinha, afinal de contas, não atuou profissionalmente no Brasil. Nascido em Porto Alegre, ele chegou a entrar no juvenil do Grêmio, mas só foi vingar mesmo na base do Avaí. De lá, o destaque foi tanto que saiu diretamente do sub-20 para Portugal, para jogar ainda no sub-20 do Vitória de Guimarães.
Em 2016, aos 20 anos, estreou profissionalmente na equipe de cima do Vitória. Atuou lá por duas temporadas, marcou 22 gols e deu 13 assistências em 84 jogos. Os números foram bons o bastante para chamar a atenção do Sporting, que o contratou.
Pelo time de Lisboa, começou sua ascensão meteórica. Novamente em dois anos, teve números de menor destaque, com 9 gols e 5 assistências em 41 jogos, mas o desempenho foi suficiente para concretizar uma venda ao Rennes, da França
Na Ligue 1, fez apenas uma temporada completa a de 2019-20, com 36 jogos, 8 gols e 7 assistências. Após seis jogos no calendário de 2020-21, se transferiu por 18 milhões de euros ao Leeds United, da Inglaterra. O preço, menor que os 21 milhões pagos pelo Rennes, parecem uma pechincha nos dias de hoje.
Rapidamente, Raphinha ganhou destaque no time de Marcelo Bielsa. No espaço de um ano, tornou-se titular absoluto, camisa 10 e peça-chave no esquema, com números melhores que em qualquer outro clube da carreira. Os passos agora devem ser cada vez maiores, seja pela seleção brasileira, seja na Europa, possivelmente em algum gigante da Inglaterra ou Espanha. O interesse já existe, pelo menos — e o futebol necessário também.
Em quais times Raphinha jogou na carreira?
- Vitória de Guimarães (Portugal): 2016-2018
- Sporting Lisboa (Portugal): 2018-2019
- Rennes (França): 2019-2020
- Leeds United (Inglaterra): 2020-atualmente
LEIA TAMBÉM
Flamengo x Palmeiras: quem tem o melhor time titular? Compare números e posições
Mercado da Bola: Raphinha entra na mira de gigante espanhol
C