Copa Sul-Americana: quais os times com mais finais disputadas?
Com apenas um brasileiro na lista, confira os clubes que decidiram mais vezes a Sula
A Copa Sul-Americana é, em sua essência, um torneio secundário da Conmebol, pelo menos em relação, claro, à Copa Libertadores da América. Ainda assim, consegue, à sua maneira, traduzir de maneira mais fiel o futebol sul-americano como uma unidade. Ao menos consegue ser mais plural.
Uma maneira de enxergar isso é, além da maravilhosa abertura da decisão de 2019, observar os times com mais finais disputadas. Claro que há um bom número de argentinos, mas o líder, por exemplo, é colombiano, e outro bem colocado é equatoriano — e há apenas um brasileiro, por exemplo.
Conheça, então, os clubes que jogaram mais vezes as finais da Copa Sul-Americana, e qual é esse brasileiro que está de “intruso”. Confira a seguir:
Qual o time com mais finais da Copa Sul-Americana?
O time que mais participou de finais da Sul-Americana é o Atético Nacional de Medellín, da Colômbia. O clube, que revelou Miguel Borja e deu destaque à Alejandro Guerra e cia, decidiu o campeão da competição três vezes, em 2002, 2014 e 2016, mas não se sagrou vitorioso em nenhuma delas.
Na primeira, caiu diante do San Lorenzo, da Argentina. Na segunda, perdeu a batalha para o igualmente argentino River Plate. Em 2016, por sua vez, o time “deu” o título à Chapecoense, numa demonstração de solidariedade ao acidente de avião do time catarinense no final daquele ano, durante a viagem para a disputa da partida de ida da finalíssima.
Qual o time brasileiro com mais finais da Sul-Americana?
O time brasileiro com mais finais da Copa Sul-Americana disputadas (ou a disputar) é o Athletico Paranaense. O Furacão alcançou duas decisões, uma em que foi campeão, em 2018, na equipe de Bruno Guimarães, Rony, Tiago Nunes e cia, e a que será disputada em novembro. O clube é o único brasileiro da lista dos maiores finalistas, com duas participações.
Os times com mais finais da Copa Sul-Americana
- Atlético Nacional: 3 (2002, 2014, 2016)
- Boca Juniors: 2 (2004, 2005)
- LDU Quito: 2 (2009, 2011)
- River Plate: 2 (2003, 2014)
- Independiente-ARG: 2 (2010, 2017)
- Lanús-ARG: 2 (2013, 2020)
- Athletico Paranaense: 2 (2018, 2021)
LEIA TAMBÉM
Red Bull Bragantino alcança recorde histórico com final na Sul-Americana
Quem é Júnior Messias, o brasileiro de 30 anos que estreou pelo Milan
Athletico Paranaense x Bragantino: Final brasileira definida na Sul-Americana