Confira e se atualize das cinco principais mudanças que vêm acontecendo no mercado de trabalho nos últimos anos
Apesar de ser tratado como uma instituição, o “mercado de trabalho” é algo, digamos, bastante humano, talvez demasiadamente humano, inclusive em suas diversas imperfeições. Ao mesmo tempo, é possível dizer que ele é vivo, e se não em constante, em periódica transformação.
Então, assim como as pessoas, o mercado muda, se adequa, se transforma. O que era antes uma exigência, hoje não é sequer desejável, assim como o que era um diferencial, hoje está entre os mais básicos requerimentos. Da mesma maneira, as dinâmicas trabalhistas se alteraram, talvez ainda não profundamente, mas já de maneira visível.
É preciso, claro, acompanhar todas as essas mudanças. Sorte a sua que listamos elas abaixo. Confira:
5 mudanças no mercado de trabalho para você acompanhar
- Home office
- Conhecimento e uso de ferramentas tecnológicas
- Igualdade e equidade
- Organização horizontal
- Jornadas Flexíveis
Home office
Se antes da pandemia o home office já despontava como uma tendência, hoje em dia ele é uma realidade. A migração forçada para esse regime de trabalho fez muitas empresas perceberem seu real impacto na produtividade e, principalmente, nos custos dentro do mercado.
Resta agora aos profissionais se adequarem da melhor maneira, o que já vem acontecendo, a partir de troca de experiências e de soluções.
Conhecimento e uso de ferramentas tecnológicas
Seja qual for o setor, o uso de ferramentas tecnológicas é uma enorme realidade no mercado de trabalho. Seja para facilitar processos ou mesmo fazê-los por completo, elas tornaram-se um pilar do dia a dia dos escritórios e das dinâmicas dos trabalhos em si.
Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!
Igualdade e equidade
Eis aqui uma das mais profundas transformações que o mercado de trabalho vem passando, ainda que, por enquanto, de maneira tímida. As questões sociais estão cada vez mais preponderantes no mercado de trabalho, e a inclusão tem se tornado vital dentro dos valores das empresas.
Organização horizontal
Esta tendência organizacional vem despontando muito por conta das startups, que começam pequenas mas já com uma mentalidade mais moderna em suas gestões. Aos profissionais, o “movimento” configura maiores oportunidades, mas também maiores responsabilidades, e possivelmente uma nova mentalidade de encarar o trabalho.
Jornadas Flexíveis
Outra tendência gerencial que deu um passo mais próximo da consolação foi a jornada flexível. Dentro de um contexto de produtividade, home office e soluções criativas para atender as demandas do dia a dia, essa transformação pode se tornar regra daqui alguns anos.
LEIA TAMBÉM
Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar
As 10 dicas que o jornalista que quer trabalhar com redação precisa saber
Jornalista de TV: confira 10 dicas para trabalhar com jornalismo na televisão