Piloto da Fórmula 1, Lewis Hamilton pode ser denunciado na Grã-Bretanha por associação de proteção aos animais
Além da temporada de 2021 abaixo do esperado na Fórmula 1, onde ocupa a segunda posição da classificação atrás de Max Verstappen, o piloto inglês Lewis Hamilton pode enfrentar um outro problema fora das pistas. E um problema, de certa forma, grave.
Hamilton é um dos atletas veganos mais famosos e engajados do mundo esportivo. Além disso, ele se destaca por ser defensor dos direitos animais. E é justamente em cima disso que o piloto da Mercedes pode começar a ter algumas dores de cabeça.
No ano passado, Lewis anunciou que havia mudado radicalmente a dieta de seu cachorro de estimação, o buldogue inglês Roscoe, também para o veganismo – a rotina do pet é mostrada em um perfil próprio do Instagram. Essa decisão, no entanto, pode ter consequências graves.
A associação britânica “The Blue Cross”, que defende os direitos dos animais, explicou nesta semana que essa atitude de Lewis Hamilton viola a Lei de Bem-Estar Animal, em vigor na Grã-Bretanha desde 2006. A legislação estabelece que os animais de estimação devem receber uma “alimentação adequada” e, no caso dos cães, a carne não pode faltar.
A presidente da Associação Veterinária Britânica, Daniella Dos Santos, já havia alertado sobre essa situação no ano passado.
“Se a sua crença pessoal significa que você não quer comer nenhuma proteína animal, tudo bem, mas essa dieta não foi projetada para atender aos padrões de bem-estar do seu animal de estimação”, disse em declarações publicadas pelo “Daily Mail”.
Daniella avisou ainda que não é impossível alimentar um cão apenas com frutas, verduras e legumes, mas que isso deve ser feito sob um rigoroso controle. “Teria que fazer isso sob a supervisão de uma nutricionista com formação em medicina veterinária”.
Chance de ir para cadeia existe
Ainda de acordo com o “Daily Mail”, as pessoas que infringirem essa lei podem enfrentar penalidades que variam de multa de 20 mil libras (R$ 156 mil na cotação atual) a 51 semanas de prisão, dependendo da situação. As punições também incluem ter o animal confiscado.
Caso seja denunciado, a batalha judicial estará apenas começando e Hamilton deverá responder o processo nos próximos meses.
Lewis Hamilton revelou que essa mudança na dieta foi fundamental para a melhoria da saúde de Roscoe: “Sua pele está muito mais lisa, suas pernas inchadas sararam, ele não sofre de artrite e sua respiração melhorou. Estou super feliz com os resultados e ele também”, disse o piloto nas redes sociais.
Muitos seguidores demonstraram preocupação com o animal, observando que um cão não deve comer apenas alimentos à base de plantas. Os caninos têm todas as características que definem um animal carnívoro, tanto nos dentes como no aparelho digestivo.
LEIA TAMBÉM