Campanha do Fortaleza sob o comando de Vojvoda tem chamado a atenção de outros clubes da Série A do Brasileirão
Na briga por vaga no G4 do Campeonato Brasileiro e semifinalista da Copa do Brasil no comando do Fortaleza, o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda está em alta no cenário nacional e passou a ser especulado em alguns gigantes da Série A, como Flamengo, Corinthians e Internacional.
Em recente entrevista à a Rádio Bandeirantes, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, demonstrou incômodo ao falar sobre os rumores envolvendo o nome de Vojvoda. “O Vojvoda tem contrato até o final do ano com cláusula de renovação automática e aumento salarial se a gente conseguir vaga pelo menos na Sul-Americana. E essa vaga ao meu ver já está obtida. Com 48 pontos dificilmente a gente ficaria fora até pela pontuação de quem classificou no ano passado. A tendência natural é que ele fique mais um ano, não só pela questão contratual mas pelo dia a dia. Nas nossas conversas a gente já fala em 2022 e projeta as situações”, disse o dirigente.
Mas, afinal, porque o nome de Vojvoda está em alta no futebol brasileiro? O treinador argentino chegou ao Fortaleza em maio e conquistou o título do Campeonato Cearense, mas antes disso, havia trabalho apenas em equipes mediadas do futebol sul-americano, como Newell’s Old Boys, Defensa y Justicia, Talleres, Huracán e Unión La Calera.
O que ajuda a explicar o frisson com o Vojvoda são os números no comando do Fortaleza. Em 41 jogos como treinador do Leão, o argentino venceu 22, empatou nove e perdeu dez – além de 71 gols marcados e 42 sofridos. A campanha na equipe no Campeonato Brasileiro é o que mais chama atenção, isso porque a equipe cearense está na briga pela vice-liderança, com apernas um ponto de diferença para o Palmeiras, atual segundo colocado.
Na quarta colocação na tabela de classificação, o Fortaleza de Vojvoda faz campanha superior a de times como Corinthians, São Paulo e Santos, Internacional e Grêmio, Fluminense e Athletico Paranaense. Entre as partidas de destaque, estão as vitórias sobre o Atlético-MG, São Paulo, Corinthians e Palmeiras, além da goleada por 5 a 1 sobre o Internacional.
O Fortaleza ainda eliminou o São Paulo nas quartas de final da Copa do Brasil com um empate por 2 a 2 no Morumbi e uma vitória por 3 a 1 no Castelão.
Confira os números da carreira de Vojvoda como treinador:
Fortaleza (2021)
41 jogos
22 vitórias
9 empates
10 derrotas
Unión La Calera (2019/2020)
40 jogos
18 vitórias
10 empates
12 derrotas
Huracán
7 jogos
1 vitória
3 empates
3 derrotas
Talleres
36 jogos
14 vitórias
9 empates
13 derrotas
Defensa y Justicia
24 jogos
14 vitórias
3 empates
7 derrotas
Newell’s Old Boys
3 jogos
Nenhuma vitória
1 empate
2 derrotas
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJTcGVlcHhWeiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]