Entenda as habilidades necessárias para o jornalismo radiofônico e confira 10 dicas para um jornalista que deseja trabalhar com rádio
Seja com uma atualização de trânsito, com uma agenda do dia ou mesmo uma narração de jogo de futebol, o jornalismo radiofônico está presente no dia a dia de muita gente. É justamente essa relevância, combinada com uma linguagem única e um rotina diferente que fazem muito jornalista se atrair para o meio.
Mas, por mais que querer trabalhar em rádio possa ser um importante primeiro passo, o caminho para fazer sua voz ser irradiada pelas ondas é um pouco mais comprido. Mas não precisa ser impossível. Com dedicação, foco e uma boa dose de conhecimento compartilhado, é possível chegar lá.
Abaixo fazemos nossa parte nesse processo, trazendo um pouco das principais informações sobre jornalismo de rádio e algumas dicas para ajudar um jornalista, um estudante ou um aspirante a chegarem lá.
O perfil do jornalista de rádio
Um dos primeiros pontos que diferenciam o jornalista de rádio para aquele de outras mídias é o seu perfil profissional. Para ter a sua voz nas ondas radiofônicas, é necessário ter, além de um bom posicionamento de mercado, grande conhecimento sobre sua editoria, sua cidade e sobre outras editorias também, além de frieza, capacidade de improvisação e uma enorme habilidade comunicacional.
Não que boa parte desses “requerimentos” não consigam ser adquiridos com experiência, paciência e determinação. Mas é absolutamente necessário ter em mente que tipo de caminho é necessário seguir para consegui-los, para ser capaz de não só entrar no meio como se manter por lá.
Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!
10 dicas para o jornalista que quer trabalhar em rádio
Aqui falamos, em termos um pouco mais práticos, do que um jornalista precisa para se dar bem trabalhando com rádio. Listamos, em forma de dicas, dez habilidades, que ficam entre necessárias e muito bem vistas, que precisam ser adquiridas e desenvolvidas. Confira:
- Preparação ágil e criteriosa da informação
- Desenvolva sua habilidade de improvisação
- Esteja em dia com as notícias
- Cuide muito bem da sua voz
- Foco na dicção
- Simplifique a fala, sempre
- Dispense os vícios de linguagem
- Mantenha o ritmo da fala
- Explore a área
- Adquira diferentes habilidades dentro do setor
LEIA TAMBÉM
Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar
As 10 dicas que o jornalista que quer trabalhar com redação precisa saber
Jornalista de TV: confira 10 dicas para trabalhar com jornalismo na televisão