Infantino discursou após reunião em congresso da FIFA e voltou a defender a Copa do Mundo bianual; também defendeu sedes múltiplas na competição
Durante congresso da FIFA nesta quarta-feira (20), Gianni Infantino voltou a defender a realização da Copa do Mundo bianual depois da edição de 2026.
Em entrevista coletiva, o presidente da FIFA disse estar pensando principalmente nos “adolescentes” e nas “crianças” com esta mudança. De acordo com Infantino, as pessoas mais jovens terão maior interesse no futebol com uma Copa do Mundo sendo realizada a cada dois anos.
Além disso, Infantino utilizou também a carta da “isonomia” ao citar que todas as equipes deveriam ter oportunidade de jogar o torneio. Esta fala corrobora com reportagem da Asssociated Press divulgada mais cedo afirmando que o presidente da FIFA sugeriu que seleções sejam impedidas de disputar duas Copas consecutivas.
Apesar de voltar a defender esta ideia, o presidente da maior entidade do futebol mundial surgiu com aparência menos enfática e abatida. Reportagens divulgadas na imprensa europeia afirmam que seleções europeias pretendem deixar a FIFA caso a Copa do Mundo bianual seja aprovada.
Outra ideia defendida pelo presidente da FIFA durante o congresso foi a manutenção das sedes compartilhadas para o torneio, algo que já ocorrerá em 2026 com a Copa do Mundo sendo realizada em Estados Unidos, México e Canadá.
A decisão no formato da maior competição do futebol mundial será tomada ainda neste ano. UEFA e Conmebol se posicionaram radicalmente contra esta ideia, mas Concacaf já se posicionou favorável. Caso as demais federações sigam a federação da América do Norte, a mudança será aprovada pela maioria.
LEIA TAMBÉM
Em dia de Champions League, Super Liga Europeia volta com tudo; saiba mais
Champions League: Klopp detona jornalista após pergunta sobre Simeone: “Eu não sou idiota e você não é uma boa pessoa”
Mercado da bola: Meia fala sobre a possibilidade de deixar o São Paulo