Copa do Mundo: Globo perde exclusividade de direitos digitais de transmissão
Emissora de comunicação renunciou aos direitos digitais do torneio entre seleções
O Grupo Globo renunciou à exclusividade dos direitos de transmissão digital da Copa do Mundo 2022. Com isso, a entidade responsável por organizar o torneio entre seleções, a Fifa, já ofereceu o pacote para diferentes redes sociais que atuam no Brasil. Entre elas estão TikTok, Youtube e Facebook. A informação é do jornal Folha de São Paulo.
A renúncia ocorre depois da Globo ir à justiça contra a Fifa a fim de reduzir o valor das parcelas de seu acordo de TV pela transmissão da Copa do Mundo. Apesar da renúncia, a empresa de comunicação vai continuar exibindo o campeonato na TV aberta e na TV fechada (mediante o canal SporTV).
“O pacote, avaliado em US$ 8 milhões (R$ 43 milhões no câmbio atual), permite ao patrocinador explorar publicidade nos estádios durante os 64 confrontos do Mundial, realizar ativações digitais e usufruir das áreas de hospitalidade com seus convidados”, publica a Folha
Transmissão digital não é novidade no Brasil
Ainda segundo a Folha de SP, esta é a primeira vez que a Fifa negocia a Copa do Mundo com redes sociais. A entidade encara o Brasil como uma oportunidade para experimentar o modelo.
Recentemente, o Facebook transmitiu a Liga dos Campeões. A rede social ainda exibe jogos da Libertadores.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
O Youtube, por sua vez, já exibiu jogos da Nations League e Copa do Nordeste que, aliás, também já foi transmitida pelo TikTok. Além disso, o Campeonato Paulista será exibido no Youtube, em 2022.
Leia também:
Copa do Mundo 2022: três seleções já estão classificadas; saiba quais
Série A: TV Globo oficializa acordo com clube para transmissão de jogos em TV fechada
Série A: veja como são divididas as cotas dos direitos de transmissão
Série A: TV Globo explica falta de acordo com clube para a exibição de jogos