FIFA escolheu sediar o próximo Mundial de Clubes no Oriente Médio, após negar propostas do Rio de Janeiro e da África; torneio terá Palmeiras ou Flamengo
A FIFA anunciou nesta quarta-feira (20) que o Emirados Árabes Unidos será o país-sede do próximo Mundial de Clubes, que será disputado em fevereiro de 2022.
Entidade máxima do futebol mundial, a FIFA estava em dúvidas quanto à nova sede depois que Tóquio (Japão) desistiu de sediar o torneio devido às complicações locais no combate ao coronavírus depois de sediar os Jogos Olímpicos Tóquio 2020..
Diante desta indefinição, a cidade do Rio de Janeiro chegou a entrar oficialmente na disputa para sediar a competição, mas a FIFA logo negou o pedido para analisar outras propostas. Johanesburgo (África do Sul) também iniciou conversas, mas desistiu posteriormente de receber o torneio.
Oriente Médio sempre foi prioridade na FIFA para sediar Mundial de Clubes
Desde quando surgiu o interesse de Abu Dhabi, a cidade virou prioridade para o presidente da FIFA, Gianni Infantino. A competição de 2021 será disputada apenas em 2022 por causa do calendário.
No momento, estão garantidos no torneio as seguintes equipes: Chelsea (Europa), Auckland City (Austrália) e Al-Ahly (Egito). Ainda precisam ser definidos os representantes da Ásia, da Concacaf, do país-sede e da Conmebol, que será Palmeiras ou Flamengo. Ambas equipes se enfrentarão na final da Libertadores, em 27 de novembro.
Leia também
Em dia de Champions League, Super Liga Europeia volta com tudo; saiba mais
Champions League: Klopp detona jornalista após pergunta sobre Simeone: “Eu não sou idiota e você não é uma boa pessoa”
Mercado da bola: Meia fala sobre a possibilidade de deixar o São Paulo