Home Futebol Tiago Nunes, Felipão e mais: Após mudança de regra, Grêmio pode trazer o terceiro técnico para reta final do Brasileirão?

Tiago Nunes, Felipão e mais: Após mudança de regra, Grêmio pode trazer o terceiro técnico para reta final do Brasileirão?

Com saída de Scolari, Tricolor chegou ao limite de troca de técnicos no campeonato, mas “brechas” podem possibilitar a chegada de outro treinador

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Com saída de Scolari, Tricolor chegou ao limite de troca de técnicos no campeonato, mas “brechas” podem possibilitar a chegada de outro treinador

A ensaiada saída de Felipão no comando do Grêmio em 2021 enfim aconteceu. Acumulando maus resultados e incapaz de conduzir o time para fora da zona de rebaixamento do Brasileirão, o treinador do penta deixou o comando da equipe na manhã desta segunda-feira (11), seguindo a derrota do último domingo (10) para o Santos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Se a notícia trouxe alívio aos torcedores que pediam a cabeça do experiente treinador, ela também deixou os gremistas e demais espectadores do Brasileirão em dúvida. Afinal, o Tricolor pode contratar alguém para o lugar de Luiz Felipe Scolari para as rodadas restantes da competição?

A “culpa” da questão está na mudança feita neste ano no regulamento do Campeonato Brasileiro. Buscando diminuir o número de troca de técnicos nos clubes brasileiros, a CBF formulou uma regra que limita a inscrição de “professores” a dois por time durante a disputa, assim como a atuação dos treinadores para apenas dois clubes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a regra, a equipe que demitir dois técnicos no decorrer do Brasileirão não pode contratar um terceiro; apenas um profissional “da casa”,  com pelo menos seis meses de contrato já cumpridos. Os treinadores, por sua vez, não podem mais comandar clubes na competição após a segunda demissão.

De acordo com essa definição, o Grêmio não poderia contratar um novo técnico, já que teve Tiago Nunes até a nona rodada do campeonato, e depois Felipão, que ficou entre a 11ª e a 25ª rodadas. Assim, somente o profissionais como o auxiliar Thiago Gomes, no Tricolor desde 2018, poderiam assumir o cargo.

‘Brecha’ na regra deve permitir novo técnico ao Grêmio

Toda regra, porém, tem sua exceção. Ou melhor, suas brechas. Uma delas é a rescisão de contrato em comum acordo que, segundo a CBF, não entra na conta das duas trocas. “Eventual pedido de demissão por parte do treinador, demissão por justa causa por iniciativa do clube ou rescisão por mútuo acordo não serão computados para os efeitos deste artigo”, define o texto.

PUBLICIDADE

Assim, o Grêmio pode, e deve, seguir na busca por um novo treinador para salvar o clube do rebaixamento. O nome mais falado no momento é o de Roger Machado, ídolo do clube como jogador, com uma passagem de relativo sucesso no comando técnico entre 2015 e 2016 (inclusive substituindo, na ocasião, o próprio Felipão) e livre no mercado após ser demitido do Fluminense.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Paulo Turra, auxiliar de Felipão, quebra silêncio sobre saída do Grêmio e mostra sinceridade: “Está bem difícil”

Veja todos os títulos de Felipão após a Copa do Mundo de 2002

Grêmio define substituto de Felipão para o jogo contra o Fortaleza

PUBLICIDADE

Renata Fan “sugere” Argel e Denilson “indica” sucessor para Felipão no Grêmio: “Dar um choque no vestiário”

Com quantos anos os craques brasileiros disputaram as sua últimas Copas do Mundo?

Romário exalta Bolsonaro e internautas ironizam: “Calado é um poeta”

Perfil brasileiro da Conmebol se confunde e diz que Argentina é o time com “mais mortes” por jogo

PUBLICIDADE

Jornalista surpreende e elege técnico ideal para o momento do Grêmio

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial