Saída de Rodrigo Pastana é mais uma em atual gestão de Sérgio Santos Rodrigues na Raposa
O Cruzeiro viu mais um dirigente do futebol deixar o cargo nesta semana, com a saída de Rodrigo Pastana da direção do futebol do clube por pressões de Pedro Lourenço, dono de uma das empresas que patrocinam a Raposa.
A saída de Pastana tem sido parte de um dos sintomas da atual crise que vive a Raposa desde seu rebaixamento para a Série B. Ainda mais desde a chegada de Sérgio Santos Rodrigues à presidência cruzeirense, em que não há qualquer tipo de estabilidade tanto no comando do futebol como no banco de reservas.
No levantamento do GE, são quatro diretores de futebol e seis treinadores que assumiram o comando do time. Quando Rodrigues assumiu o cargo, Ricardo Drubscky fora herdado de gestão anterior na direção do futebol, a ocupando entre março e outubro de 2020. Com a saída deste, Deivid foi alçado ao cargo de forma temporária até André Mazzuco assumir o cargo.
Entre dezembro de 2020 e maio de 2021, Mazzuco orientou os rumos do futebol do Cruzeiro, depois indo parar no Santos, onde atualmente exerce funções executivas do futebol do Peixe. Pastana, seu sucessor, chegou sob críticas, especialmente as de Pedro Lourenço e foi mais um a deixar a Raposa pela falta de resultados em campo.
As constantes mudanças no comando do futebol são visíveis quanto aos numerosos reforços contratados, dos quais poucos conseguiram se firmar no time ou até estão ainda no elenco atualmente comandado em campo por Vanderlei Luxemburgo. Mas também por semelhante instabilidade no banco de reservas. Desde que Sérgio Rodrigues virou presidente, Luxa é o sexto treinador do Cruzeiro (antes foram Enderson Moreira, Ney Franco, Felipão, Felipe Conceição e Mozart).
Agora, a Raposa não terá, ao menos por enquanto, um novo diretor de futebol. Existe a possibilidade do retorno de Alexandre Mattos à Toca da Raposa, mas há apenas rumores sobre isto por enquanto.
LEIA TAMBÉM
Presidente do Real Madrid dá ‘pista’ sobre Mbappé “Em janeiro, resolveremos tudo”
Quanto tempo o Brasileirão ficou sem público nos estádios?
Cruzeiro surpreende e toma decisão sobre futuro de Luxemburgo
Brasileirão, Paulistão Feminino e mais: veja os principais jogos de hoje(6)
Neto surpreende e crava dois clubes dominando o futebol brasileiro
Mercado da bola: Goleiro do Flamengo é alvo do Cruzeiro para 2022
Rafinha do Grêmio no São Paulo? Veja as chances do negócio