Atolado até o pescoço em dívidas, o Barcelona enfrenta mais um desafio: manter Ansu Fati, Pedri e Gavi após o fim do contrato
Apesar da fase complicada que o Barcelona enfrenta, o time ainda não afundou completamente. Ansu Fati, Pedri e Gavi são os últimos resquícios de esperança para os torcedores culés. Por mais que sejam promessas do futuro e com um alto nível de futebol pela frente, o desafio do grupo de Ronald Koeman é outro: mantê-los após o fim do contrato.
Um time que tem em seu hall da fama jogadores como Maradona, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Lionel Messi, agora se depara com uma situação complicada. Em seis jogos da série, o time espanhol teve apenas uma vitória. Além disso, o Barcelona está no meio da tabela do Campeonato Espanhol. Na Champions League, nas duas primeiras rodadas do grupo de fases o time não fez sequer um ponto.
9 jogos, 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. 11 gols marcados e 13 sofridos. Nem resultados e nem sensações. O Barcelona não tem nada.
— Marcelo Bechler (@marcelobechler) October 2, 2021
Mas não é esse o maior problema do time. O Barcelona parece ter se acomodado com a quantidade de resultados negativos, o que é um perigo. Atualmente o time vive um momento muito semelhante ao do Arsenal, na segunda metade da década de 2000.
Barcelona pode repetir o caminho do Arsenal
Para os torcedores mais jovens, talvez seja uma novidade, mas esse cenário já foi vivido pelo Arsenal. Mas o time era a principal oposição do Manchester. Entre 1998 e 2004, o modo como os Gunners jogavam futebol era considerado o mais bonito do planeta. O que resultou em três títulos ingleses.
Mas a partir de 2005, o time londrino se viu escasso de taças, o que de início não foi uma preocupação para os torcedores. A crença era de que com os jovens promissores, tudo voltaria aos eixos quando eles amadurecessem. Porém, não foi isso que aconteceu.
O Arsenal se acostumou com os resultados negativos. Dessa maneira, o tempo fez com que Cesc Fàbregas, Robin Van Persie e Samir Nasri, os principais do time, abandonassem o barco naufragado. E isso pode acontecer com o Barça, que pode ter que se despedir com um gosto amargo de Ansu Fati e Pedri, ao final dos contratos, em junho.
Situação financeira complicada
Atualmente, o Barcelona soma uma dívida de mais de R$ 8 bi. Dessa maneira, o seu teto para investimentos em folha salarial cai para R$ 607 milhões de reais por temporada. O resultado disso é a dificuldade para manter seus jovens talentos no time caso não engate no caminho das vitórias.
É pouco provável que, após o fim do contrato, Ansu Fati e Pedri queiram continuar defendendo os culés. Entretanto, o Barça ainda tem mais uma chance para se organizar. A chegada do Data Fifa vai dar para o grupo de Koeman a chance de rever seus problemas táticos e procurar soluções. Enquanto as seleções estarão cumprindo seus compromissos, o Barcelona terá duas semanas para colocar tudo no lugar.
O próximo jogo deles será contra o Valencia, no dia 17 de outubro, em casa. Três dias depois o confronto é contra o Dínamo de Kiev, e será decisivo para o futuro do Barcelona.
LEIA MAIS
Jovens promessas pedem passagem no Barcelona