Brasileiro campeão mundial de boxe morre aos 74 anos de idade, em São Paulo
Miguel de Oliveira foi campeão mundial de boxe em 1975 e sofria de câncer no pâncreas
O ex-pugilista Miguel de Oliveira morreu nesta sexta-feira (15), em São Paulo, aos 74 anos de idade. Ele foi diagnosticado com câncer no pâncreas há três meses e estava internado para tratar o tumor, mas acabou não resistindo.
Miguel de Oliveira foi um dos grandes boxeadores brasileiros de toda história, conquistado o título mundial dos médios-ligeiros do Conselho Mundial de Boxe em 1975. Na luta decisiva, derrotou o espanhol Jose Manuel Duran Perez por pontos, em decisão unânime dos jurados após 15 rounds, em Mônaco.
Sua carreira no esporte foi curta. Em um primeiro momento, ele decidiu abandonar os ringues com apenas 28 anos. Segundo o Estadão, o boxeador pendurou as luvas por não ter mais motivação para encarar os treinos diários com a dedicação que um esporte tão duro exige de seus praticantes.
Miguel chegou a retomar a carreira aos 33 anos, sem grande destaque e bons resultados.
Pra minha geração, ele era o técnico do Maguila. Pra geração anterior, foi o primeiro brasileiro a repetir Éder Jofre e trazer pro país um cinturão do Conselho Mundial de Boxe. Miguel de Oliveira partiu, vítima de câncer no pâncreas. Se despede um dos grandes. pic.twitter.com/jhobK6W47Q
— Eduardo Monsanto (@DuduMonsanto) October 15, 2021
No total, foram 46 vitórias no boxe (com 28 nocautes), cinco derrotas e um empate. Além de ser lutador profissional, Miguel de Oliveira foi técnico do peso pesado Adilson Maguila Rodrigues entre 1986 e 1988 – nesta época, Maguila chegou a vencer Daniel Falconi e Andre Van Den Oetelar.
O campeão mundial de boxe era paulista da cidade de São Manuel. Antes de faturar o título mundial de 1975, ele havia tentado levar o cinturão em 1973 e 1974, perdendo as duas vezes.
LEIA TAMBÉM