Brasil não conseguiu vencer a seleção da Colômbia e perdeu a campanha de 100% nas Eliminatórias da Copa do Mundo em atuação muito ruim de Neymar
Colômbia 0-0 Brasil Eliminatórias da Copa 2022 - 10ª Rodada
Em jogo equilibrado, o Brasil empatou com a Colômbia por 0 a 0 neste domingo (10) em Barranquilla e manteve a invencibilidade nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
O Brasil conseguiu ser melhor no primeiro tempo e teve chances de abrir o placar, mas acabou perdendo a intensidade. No segundo tempo, a Colômbia jogou melhor durante quase todos os 45 minutos e Alisson salvou a Seleção em algumas oportunidades.
No final do jogo, Raphinha entrou muito bem e quase marcou a favor do Brasil. Antony também se destacou positivamente e teve grande chance de abrir o placar. Contudo, Neymar decepcionou em uma atuação extremamente negativa.
Com o empate, o Brasil foi à 28 pontos nas Eliminatórias, seguindo na liderança absoluta. Argentina (19), Equador (16) e Uruguai (16) completam o G4. Colômbia foi à 15 pontos.
Primeiro tempo
A Colômbia tentou acelerar no início de jogo e assustou a seleção brasileira logo no primeiro lance. Quintero roubou de Fabinho na intermediária e chutou com a canhota na entrada da área, mas Alisson defendeu firme.
Logo em seguida, Quintero novamente surgiu bem ao cobrar boa falta pela esquerda e Mina surgir cabeceando na segunda trave, mas a bola saiu ao lado da trave.
O Brasil respondeu na mesma medida aos 4′ em grande jogada de Paquetá pela esquerda. Na inversão, Neymar surgiu na direita e conseguiu espaço para experimentar de longe e Ospina fazer grande defesa.
Paquetá ganhou outra disputa pela esquerda em lance seguinte e cruzou na área. A defesa cortou parcialmente e Alex Sandro deixou para Gabriel, só que não houve entendimento e a bola saiu, desperdiçando grande oportunidade.
A partir dos dez minutos, o Brasil conseguiu assumir o protagonismo com mais de 70% da posse, aplicando intensidade. Aos 12′, Paquetá dominou na intermediária e arriscou de muito longe, parando em defesa de Ospina.
O Brasil tomou a bola logo em seguida e Neymar aproveitou pela direita. Se livrando da marcação, o meia armou Paquetá em profundidade na área e a bola resvalou na trave.
Apesar de não conseguir mais finalizações de perigo nos minutos seguintes, a presença da seleção brasileira no campo de ataque evitou maiores riscos de ataques da Colômbia.
Aos 32′, outro grande momento da seleção brasileira no jogo. Neymar recebeu de Paquetá na ponta esquerda e conseguiu uma ótima enfiada para Fred surgir livre na entrada da área, mas a finalização de canhota foi para fora.
No final do primeiro tempo, Fabinho arriscou da intermediária e a bola parou na marcação. A Colômbia tentou o contragolpe, mas Roger Martínez foi desarmado por Militão.
Segundo tempo
A história do segundo tempo foi diferente. Se houve controle da seleção brasileira antes do intervalo, a Colômbia conseguiu assumir o protagonismo diante de um Brasil que parecia desconcentrado.
O Brasil até controlou a posse nos primeiros minutos, mas não conseguia encontrar espaços mais para criar jogadas. Os colombianos melhoraram após as entradas de Uribe e Borré.
Um momento que ilustrou a desconcentração da seleção foi a reclamação de Neymar que discutiu com Mina após dividida. Aos 14′, Quintero partiu da direita para o meio e Falcão recebeu dentro da área, parando em desarme providencial de Militão que teve boa atuação.
Aos 18′, Neymar cometeu erro grave ao errar passe na frente da grande área. Uribe tomou a bola e tabelou com Falcão que soltou o chute firme e exigiu grande defesa do goleiro Alisson.
Na cobrança, Quintero cobrou pelo lado esquerdo e a defesa cortou. Neymar pegou a sobra e errou novamente. O meia colombiano tomou novamente a bola e arriscou, em bola que passou muito perto pela esquerda.
Em mais um lance de perigo, Quintero passou por toda a defesa brasileira na intermediária aos 20′ e arriscou de fora. Alisson salvou o Brasil em mais uma grande defesa.
Para a reta final, Tite resolveu mexer e colocou Antony e Thiago Silva (100º jogo pela seleção brasileira) nos lugares de Gabriel Jesus e Éder Militão, que deixou o campo reclamando de dores.
Após as alterações, o Brasil voltou a pressionar e conseguiu finalizar pela primeira vez no segundo tempo aos 31 minutos com Raphinha.
O meia do Leeds United recebeu na ponta direita e puxou a marcação para a canhota experimentando de muito longe, exigindo defesa difícil de Ospina que espalmou para o lado.
Aos 34′, contra-ataque de muito perigo com Antony acionando Neymar pela esquerda. O atacante percorreu o campo inteiro e achou Paquetá na entrada da área pela direita, mas a finalização saiu muito ruim.
O Brasil tentou responder novamente aos 39′ na melhor jogada da Seleção no segundo tempo. Neymar acionou Raphinha pela direita e o atacante do Leeds puxou para o meio. No cruzamento, Antony surgiu bem nas costas de Medina e finalizou de primeira na pequena área, mas Ospina espalmou em grande defesa.
Antes do apito final, o Brasil teve sua última chance no jogo com Raphinha arrancando pela direita deixando Mojica no chão. No cruzamento, Neymar recebeu com liberdade para concluir, mas errou o domínio da bola e jogou fora mais uma oportunidade.
Nos acréscimos, Zapata fez o pivô na entrada da área e deixou para Borré pelo lado esquerdo chutar de primeira, mas o atacante isolou na última chance do jogo.
FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 0-0 BRASIL
Data: 10/10/2021, 18:00
Estádio: Estadio Metropolitano Roberto Melendez
Árbitro: Patricio Loustau (Argentina)
Substituições – Colômbia: Borré (R.Martínez); Uribe (Lema); Zapata (Radamel Falcão); Sinisterra (Quinter)
Substituições – Brasil: Raphinha (Gabriel); Antony (Gabriel); Thiago Silva (Éder Militão)
Colômbia (4-4-1-1): Ospina; Medina, Mina, Cuesta, Mojica; Roger Martínez, Jefferson Lerma, Wilmar Barrios, Luís Díaz; Juan Quintero; Falcão Garcia. Técnico: Reinaldo Rueda
Brasil (4-2-3-1): Alisson; Danilo, Marquinhos, Éder Militão, Alex Sandro; Fred, Fabinho; Gabriel Jesus, Neymar, Lucas Paquetá; Gabriel. Técnico: Tite