Nenhuma brasileira figura na lista das candidatas ao prêmio da France Football, que denota a força dos clubes ingleses e franceses, além do destaque da campanha canadense na Olimpíada de Tóquio
A revista France Football anunciou, nesta sexta-feira (8), as 20 candidatas ao prêmio Bola de Ouro de 2021, que laureia a melhor jogadora da temporada. Os nomes tornaram-se públicos via redes sociais, na mesma “leva” dos anúncios dos candidatos a melhor jogador, goleiro e jovem do futebol masculino.
A má notícia fica por conta da completa ausência de brasileiras na lista, mesmo com os excelentes anos das atacantes Debinha, do North Carolina Courage, e Ludmila, do Atlético de Madri. A surpresa, por sua vez, fica por conta do trio canadense Jessie Fleming, Ashley Lawrence e Christine Sinclair, esta última já aos 38 anos, que brilhou na campanha do ouro olímpico nos Jogos deste ano, em Tóquio.
No mais, as candidatas ao Bola de Ouro reforçam o excelente momento que vivem os campeonatos francês (5 jogadoras), inglês (7 jogadoras) e espanhol (5 jogadoras), que formam quase todo o corpo de candidatas. Destaque para o Barcelona, campeão da Champions League, com cinco representantes.
Organizado pela revista France Football desde 1956, o Ballon D’or ganhou enorme prestígio quando se uniu à premiação da Fifa para os melhores jogadores da temporada, e seguiu assim mesmo após a “separação”, em 2016. Sem edição em 2020, cancelado por conta da pandemia, o prêmio em 2021 será entregue no dia 29 de novembro.
As indicadas à Bola de Ouro feminina 2021
- Alexia Putellas-ESP (M, Barcelona)
- Magdalena Eriksson-SUE (Z, Chelsea)
- Marie-Antoinette Katoto-FRA (A, PSG)
- Sam Kerr-AUS (P, Chelsea)
- Stina Blackstenius-SUE (A, BK Hacken)
- Wendie Renard-FRA (Z, Lyon)
- Samantha Mewis-EUA (M, North Carolina Courage)
- Pernille Harder-DIN (P, Chelsea)
- Vivianne Miedema-HOL (A, Arsenal)
- Sandra Paños-ESP (G, Barcelona)
- Lieke Martens-HOL (P, Barcelona)
- Jessie Fleming-CAN (L, Chelsea)
- Irene Paredes-ESP (Z, Barcelona)
- Ashley Lawrence-CAN (L, PSG)
- Christine Sinclair-CAN (A, Portland Thorns)
- Ellen White-ING (A, Manchester City)
- Christiane Endler-CHI (G, Lyon)
- Jennifer Hermoso-ESP (P, Barcelona)
- Fran Kirby-ING (P, Chelsea)
- Kadidiatou Diani-FRA (P, PSG)
LEIA TAMBÉM
Champions League Feminina: confira os resultados dos jogos da primeira rodada de grupos
Atlético-MG faz campanha de valorização do futebol feminino