Os dois clubes reclamaram da arbitragem nas últimas rodadas e cobraram explicações junto à CBF
Em meio a briga pelo título do Campeonato Brasileiro, Atlético-MG e Flamengo também travam algumas disputas importantes nos bastidores do futebol nacional, seja sobre o calendário – sempre muito prejudicado pela Data-Fifa -, ou agora por causa das polêmicas de arbitragem envolvendo as duas equipes.
Na última segunda-feira (18), o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, se reuniu com dirigentes da CBF para tratar de erros de arbitragem e calendário do clube para as próximas semanas, de olho na final da Libertadores contra o Palmeiras, no dia 27 de novembro. No mesmo dia, o Atlético-MG emitiu uma nota pedindo para que juízes do Rio de Janeiro não apitem suas partidas, exigindo ainda que sejam adotados os “mesmos critérios em lances praticamente idênticos”, além do acesso aos áudios do VAR das últimas duas partidas do Galo, contra Atlético-GO e Santos.
— Atlético ? (@Atletico) October 18, 2021
Com a arbitragem sempre envolvida nos bastidores do dois clubes, a grande questão que fica é: Atlético-MG e Flamengo têm motivos para reclamar de supostos erros na atual edição do Campeonato Brasileiro?
Até a 27ª rodada do Brasileirão, quando reclamou – e muito – de um pênalti não marcado logo no início da partida contra o Atlético-GO, mesmo com o pedido de revisão do lance pelo VAR, o Atlético-MG tinha oito lances que tiveram interferência direta do árbitro de vídeo, sendo cinco lances contra e três a favor, segundo um levantamento do ‘ge’. Veja a lista dos lances:
RODADA 26: Atlético-MG 3 x 1 Santos – pênalti marcado (a favor)
RODADA 25: Atlético-MG 3 x 1 Ceará – gol confirmado (contra)
RODADA 25: Atlético-MG 3 x 1 Ceará – pênalti marcado (a favor)
RODADA 25: Atlético-MG 3 x 1 Ceará – pênalti anulado (contra)
RODADA 24: Chapecoense 2 x 2 Atlético-MG – gol confirmado (contra)
RODADA 21: Atlético-MG 3 x 0 Sport – pênalti marcado (a favor)
RODADA 15: Juventude 1 x 2 Atlético-MG – gol confirmado (contra)
RODADA 5: Atlético-MG 1 x 1 Chapecoense – pênalti marcado (contra)
Já no caso do Flamengo, até a 27ª rodada, quando o árbitro árbitro Flavio Rodrigues de Souza (FIFA/SP) contou com o auxílio do VAR apara anular o gol marcado por Michael que poderia garantir os três pontos para o time comandado por Renato Gaúcho, o Rubro-Negro tinha sete intervenções do árbitro de vídeo no Brasileirão, sendo cinco contra e duas a favor. Veja a lista dos lances:
RODADA 23: Flamengo 3 x 0 Athletico Paranaense – pênalti anulado (a favor)
RODADA 21: Flamengo 0 x 1 Grêmio – pênalti marcado (contra)
RODADA 20: Palmeiras 1 x 3 Flamengo – cartão vermelho (a favor)
RODADA 16: Flamengo 2 x 0 Sport – gol anulado (contra)
RODADA 14: Corinthians 1 x 3 Flamengo – gol anulado (contra)
RODADA 13: Flamengo 5 x 1 São Paulo – gol anulado (contra)
RODADA 3: Flamengo 2 x 0 América-MG – pênalti anulado (contra)