Atlético de Madrid conseguiu controlar amplamente as ações do clássico no Wanda Metropoliano e venceu o Barcelona sem maiores sustos
Atlético de Madrid 2-0 Barcelona La Liga 2021/22 - 8ª Rodada
O Atlético de Madrid venceu o Barcelona por 2 a 0 neste sábado (2) após atuação dominante no Wanda Metropoliano em jogo válido pela 8ª rodada de La Liga.
Thomas Lemar foi o responsável por abrir o placar e Luis Suárez marcou contra sua ex-equipe no final do primeiro tempo. Na comemoração, fez o sinal de um telefone para simbolizar como foi mandado embora do Barcelona.
Na segunda etapa, o clube catalão não conseguiu ser efeito e pouco ameaçou o Atleti que administrou o resultado e confirmou a vitória no clássico.
Com a vitória, o Atlético de Madrid chegou à vice-liderança de La Liga com 17 pontos, atrás apenas de Real Madrid (17) que ainda joga na rodada. O Barcelona segue com 12 pontos, apenas na 10ª colocação.
Primeiro tempo
Os primeiros cinco minutos começaram equilibrados com as duas equipes trabalhando a bola no meio-campo. O Barcelona foi quem tentou a primeira jogada com Dest percorrendo o corredor esquerdo, deixando para Coutinho na entrada da área em chute desviado por Gimenez.
Aos poucos, o Atlético de Madrid conseguiu assumir o protagonismo da partida. Aos 8′, Lemar percorreu a defesa adversária e tabelou com Suarez para Llorente surgir no funil e finalizar por baixo, passando ao lado da trave direita.
Em uma das falhas de controle da posse na equipe catalão, Mingueza foi desarmado pela esquerda e Carrasco deixou na medida para João Felix na entrada da área, mas o chute acabou saindo por cima do gol.
Após conseguir estabelecer maior controle, o Atlético de Madrid abriu o placar a favor dos 23 minutos. Em triangulação sensacional pela esquerda, João Felix e Luiz Suarez deixaram para Lemar concluir e vencer Ter Stegen. Busquets e Pique foram deixados para trás.
Jogador mais participativo do Barcelona no jogo, Phillippe Coutinho quase empatou logo em seguida aproveitando bola de Gimenez, mas a bola saiu por muito pouco pelo lado esquerdo.
Em jogada de contra-ataque, o Atleti quase ampliou aproveitando cruzamento de João Felix na esquerda. Batendo na saída do goleiro Ter Stegen, o uruguaio errou por muito pouco pelo lado esquerdo.
Já no final do primeiro tempo, Diego Simeone permitiu que o Barcelona mantivesse maior controle da posse que chegou à quase 70%, mas o Atlético de Madrid conseguiu ser fatal no contragolpe antes do intervalo e encaminhou a vitória.
Lemar abriu espaço pela esquerda e João Felix percorreu o corredor. No terço final do campo, cruzou rasteiro nas costas de Piqué e Luiz Suárez fez a infiltração na área com liberdade para vencer Ter Stegen e marcar contra sua ex-equipe. Suárez comemorou o gol com os companheiros de Atleti.
Segundo tempo
Como esperado, Simeone voltou com estratégia ainda mais defensiva com marcação em bloco intermediário alternando entre o 5-4-1 e o 5-3-2. Restava à Ronald Koeman tentar encontrar soluções para virar o jogo a favor do Barcelona.
No entanto, a equipe catalã esbarrava em dificuldades notáveis em conseguir uma penetração mais firme no terço final. As soluções pareciam estar depositadas nos talentos individuais dos jovens.
Em uma das melhores jogadas do Barcelona no jogo, Gavi ganhou de Hermoso no meio-campo e percorreu com liberdade até cruzar na medida para Coutinho aproveitar na entrada da área. Depois de ajeitar, o brasileiro bateu na direção do goleiro Oblak e facilitou a tarefa.
Na última jogada antes de ser aplaudido pelo torcedor no Wanda Metropolitano, Luiz Suarez percorreu o corredor esquerdo e acionou João Félix que chutou em cima do goleiro Ter Stegen. Depois, Suárez deixou o campo para a entrada de Griezmann.
O Barcelona conseguiu ameaçar apenas no final do jogo com Sergi Roberto cruzando na área pela direita, só que Gimenez mais uma vez desviou e evitou maiores riscos. No restante do tempo, os catalães tiveram oportunidades em cobranças de falta, mas não ameaçaram pois as cobranças foram ruins.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO DE MADRID 2-0 BARCELONA
Data: 02/10/2021, 16:00
Estádio: Wanda Metropolitano
Árbitro: Juan Martinez Munuera
Gols: 1T 23′ Thomas Lenar (Atleti); 1T 44′ Luis Suárez (Atleti)
Substituições – Atlético: Trippier (De Paul); Ángel Correa (João Félix); Griezmann (Suárez); Felipe (Hermoso); Renan Lodi (Carrasco)
Substituições – Barcelona: Sergi Roberto (Nico González); Ansu Fati (Coutinho); Luuk de Jong (Mingueza); Riqui Puig (Gavi); Lenglet (Dest)
Atlético de Madrid (3-1-4-2): Jan Oblak; Stefan Savic, Jose Gimenez, Mario Hermoso; Koke; Marcos Llorente, Rodrigo de Paul, Thomas Lemar, Yannick Carrasco; Luis Suarez, Joao Felix.
Barcelona (4-3-3): Marc-Andre ter Stegen; Oscar Mingueza, Gerard Pique, Ronald Araujo, Sergino Dest; Frenkie de Jong, Sergio Busquets, Nicolas Gonzalez; Pablo Gaviria, Memphis Depay, Philippe Coutinho.
LEIA TAMBÉM
Jogadores campeões pela Argentina se preparam para contar que Maradona morreu a ex-técnico
‘Schumacher’, da Netflix, constrói o mito do piloto e dá pistas sobre seu estado de saúde