Uma das notícias da semana foi o acordo de um grupo norte-americano para gerir o América-MG
O América-MG está prestes a se tornar um clube-empresa após firmar acordo com o bilionário norte-americano Joseph Dragosa, que vai gerir o futebol do clube e de outros clubes europeus, sendo um de Portugal e outro da Bélgica. O grupo que vai realizar a gestão é o Kapital Football.
Agora o América-MG vai entrar no time de clubes-empresa mundo a fora. Com isso, o Torcedores.com lista abaixo 10 exemplos de clube-empresa que deram certo no futebol:
Red Bull Bragantino
O Bragantino foi adquirido pela Red Bull, mudou de nome e hoje em dia é um dos times mais fortes do futebol brasileiro. Exemplo de sucesso no país.
Cuiabá
Outro clube da Série A que é um clube-empresa é o Cuiabá, que é comandado pela Dresch, uma multinacional brasileira da indústria da borracha.
Red Bull Salzburg
Outro clube da Red Bull é o Salzburg, que depois de ter sido comprado tem dominado o futebol austríaco e é constante na Liga dos Campeões.
RB Leipzig
Clube de maior sucesso da Red Bull, o Leipzig já foi vice-campeão alemão, semifinalista da Liga dos Campeões, e hoje em dia é o princupal rival de Borussia Dortmund e Bayern de Munique na Alemanha.
Bayer Leverkusen
Case de sucesso na Alemanha, a parceria da Bayer com seu clube é lendária. A empresa farmaceutica detém 100% do clube e conseguiu manter seu nome, o que é proibido no país – vide o RB Leipzig, que não pode se chamar Red Bull Leipzig.
Wolfsburg
Parceria parecida com a do Bayer Leverkusen é a do Wolsfburg com a Volkswagen. A indústria de automóveis é dona de 100% da equipe.
PSV
Mais uma parceria histórica na Europa, a Philips e o PSV são unha e carne, tanto que o nome do clube é Philips Sport Verening Eindhoven. A marca ainda estampava o uniforme do clube até 2015, mas desde então passou a vender o espaço para outras marcas.
Leia também: