PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Esportes Olímpicos 100 dias para as Olimpíadas de Inverno: Saiba em quais modalidades o Brasil já está garantido ou ainda luta por vaga

100 dias para as Olimpíadas de Inverno: Saiba em quais modalidades o Brasil já está garantido ou ainda luta por vaga

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Jogos Olímpicos de Inverno vão acontecer em Pequim, a partir do dia 4 de fevereiro de 2022; Expectativa é que Brasil supere o recorde de participantes

A exatos 100 dias para o início das Olimpíadas de Inverno de Pequim, muitas vagas ainda estão indefinidas. No entanto, já é certo que o Brasil terá, ao menos, TRÊS participantes nos Jogos. E a expectativa é que este número aumente bastante. Para se ter ideia, na última edição, em 2018, nosso país contou com 13 atletas no evento. O objetivo, portanto, é superar esta marca história.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vagas garantidas para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno

O Brasil terá participação garantida no esqui cross country. No total, são duas vagas para a categoria feminina e uma para a masculina. Ainda não há definição dos atletas, mas é quase certo que Jaqueline Mourão vai ocupar um dos lugares. Dessa forma, ela garantiria participação na 5ª Olimpíada de Inverno na carreira – e 8ª Olimpíada no geral, pois também já competiu no ciclismo mountain bike, nos Jogos de Verão. Caso isso, de fato, aconteça, a atleta de 45 anos se tornará recordista absoluta do país (ultrapassando Robert Scheidt) em participações totais em Olimpíadas (de verão ou inverno).

Já na categoria masculina, porém, a indefinição é ainda maior. Isso porque ao menos cinco atletas brigam, no momento, pela única vaga destinada ao Brasil na modalidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ainda na disputa

Nos esportes disputados no gelo, o Brasil tem boas chances de se classificar no bobsled masculino. A equipe, formada por seis atletas (quatro titulares e dois reservas) está no Estados Unidos desde o início do mês. Por lá, o time vai brigar pela classificação aos Jogos de Pequim. Já no monobob, que é a categoria individual, Marina Tuono é a favorita brasileira a conseguir uma vaga. Por fim, no skeleton, Nicole Silveira tem boas chances de classificação através do ranking mundial.

Já no esqui, disputado na neve, o Brasil também possui algumas possibilidades. Primeiramente, na categoria esqui alpino, onde três atletas, no momento, brigam por uma vaga no masculino. Já no esqui freestyle, dois nome carregam expectativas: Sabrina Cass e Dominic Bowler.

Brigando por fora

Por fim, o Brasil ainda sonha com vagas no snowboard masculino, no próprio esqui freestyle e na patinação de velocidade. No entanto, nestes casos, as chances são mais remotas. Ainda assim, vale destacar a patinação, modalidade na qual o país jamais participou nas Olimpíadas de Inverno. Larissa Paes, no feminino, e João Victor da Silva, no masculino, vão brigar por este feito histórico em competições neste fim de 2021.

PUBLICIDADE

Ou seja, com todas essas possibilidades, o Brasil anseia ter uma delegação entre 12 e 18 atletas para levar a Pequim no próximo ano. Certamente, este número seria impressionante – além de, possivelmente, simbolizar um novo recorde para o país. O número de modalidades presentes também pode aumentar, passando de sete, na última edição, para nove. Enfim, uma boa campanha para uma nação que, sequer, tem condições climáticas adequadas para a disputa dos esporte de inverno.

PUBLICIDADE

Curiosidade: O melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno foi conquistado por Isabel Clark. Na edição de 2006, em Turim, a carioca ficou em 9º lugar na disputa d0 snowboard cross.

LEIA MAIS:

Vôlei: Vice-Campeão mundial na praia se aposenta aos 24 anos por motivo inusitado

Djokovic pode jogar o Australian Open, mas terá de fazer quarentena, diz e-mail vazado

PUBLICIDADE

NBA: Mesmo sem Lebron, Lakers arrancam vitória contra Spurs na prorrogação

Treinador dos Seahawks se rende a Russell Wilson: “Não estaria aqui se não fosse por ele”

Paulinho responde Corinthians e decide onde vai jogar em 2022

Neto revela tudo sobre a demissão de Edílson, na Band

PUBLICIDADE

VAR no Brasileirão: Veja os mais “favorecidos” e “prejudicados” até a 28ª rodada

Semis da Copa do Brasil e mais: veja os principais jogos desta quarta(27)

Better Collective