Vasco aciona clube português na Fifa pela compra de jogador da base; saiba os detalhes
Venda de Nathan Santos serviu para o clube carioca organizar as finanças até o final do ano
Venda de Nathan Santos serviu para o clube carioca organizar as finanças até o final do ano
Antes de mais nada, o departamento jurídico do Vasco decidiu recorrer a Fifa para cobrar o Boavista, de Portugal, pelo lateral-direito Nathan Santos, vendido em junho deste ano por 1,1 milhão de euros (R$ 6,8 milhões, pela cotação atual).
O Torcedores.com apurou que o acordo foi fechado de forma parcelada: 550 mil euros (R$ 3,3 milhões) por 75% dos direitos econômicos vencida em 31 de julho. O pagamento da outra “fatia” está prevista para 31 de dezembro de 2021.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Vasco notificou três vezes o clube português para receber o valor pendente. No entanto, o presidente do Boavista, Vítor Murta, não respondeu às solicitações da diretoria vascaína.
Após 30 dias de espera, o Vasco decidiu acionar a entidade máxima do futebol. De acordo com o artigo 12bis do RSTP da FIFA, o valor pendente terá um acréscimo de 10% referente a multas, impostos e encargos jurídicos junto a entidade.
Segundo dois dirigentes ouvidos pela reportagem do Torcedores.com, o Vasco projeta que a parcela de dezembro também deverá se tornar um problema. Afinal, o Boavista, até o momento, não procurou o clube de São Januário para renegociar a dívida.
O Vasco, por sua vez, tem pressa para receber a primeira parcela. Afinal de contas, o dinheiro é considerado essencial para manter os salários do elenco em dia. Além disso, parte da verba será utilizada para o pagamento dos vencimentos de funcionários de outras áreas do clube.
Quem é Nathan Santos?
Cria das divisões de base da Portuguesa da Ilha, Nathan Santos desembarcou em São Januário em 2018. Ele integrou, inclusive, a geração que formou o goleiro Lucão, o lateral-esquerdo Riquelme, o meia Gabriel Pec, entre outros.
Dois anos depois, ele foi promovido ao elenco principal pelo técnico Ramon Menezes. No entanto, deixou o cube sem nunca ter atuado profissionalmente pelo Vasco. Ele foi emprestado ao Boavista onde disputou 24 partidas e fez um gol.
Posteriormente, o clube português exerceu o direito de compra de parte dos direitos econômicos do atleta a pedido do técnico João Pedro Souza. Na atual temporada, por exemplo, o defensor já realizou cinco partidas pelos Panteras Negras.