Apesar de serem derrotadas por 3×1 sets, a seleção feminina de vôlei conquistou o título sul-americano pela vigésima segunda vez, porém caiu para a segunda colocação no ranking mundial, ficando atrás dos Estados Unidos
Mesmo vencidas pela seleção da Colômbia, o time brasileiro comandado por José Roberto Guimarães, conquistou o título continental no último domingo (19). Mas a derrota foi amarga para a seleção feminina, que caíram para segunda colocação no ranking mundial, ficando atrás dos Estados Unidos.
A equipe encerrou a temporada de 2021 com dois vice-campeonatos. Na Liga das Nações e nos Jogos Olímpicos de Tóquio o time brasileiro foi derrotado pelas norte-americanas, mas levou o troféu Sul-Americano. Com isso, a seleção feminina garante sua vaga para o Mundial do próximo ano, que será sediado na Holanda e Polônia.
Apesar da derrota, é improvável uma saída de Zé Roberto. O técnico tricampeão olímpico deve se manter a frente da seleção feminina no próximo ciclo. A última vez que a seleção feminina perdeu um título continental foi em 1993, para a equipe do Peru.
Seleção feminina da Colômbia estreia no Mundial
Após vencer o time brasileiro, a seleção feminina da Colômbia garantiu sua vaga inédita no Mundial de 2022. É a primeira vez que a equipe irá disputar esse campeonato. Sob o comando de Antônio Rizola, a equipe realiza um feito histórico e mostra sua evolução ao passar dos anos.
Dessa maneira, a seleção feminina avança no ranking mundial, atingindo a 16º posição, subindo três posições no ranking. A vaga era disputada com a Argentina, que precisava vencer por 3 sets a 0 do time chileno. Mas, a vitória por 3 sets a 1 das colombianas rendeu a vaga no mundial.
Confira as seleções classificadas para o Mundial
Além do Brasil e Colômbia, os times que estão classificados para o próximo mundial são:
A Sérvia, atual campeã do campeonato, já está classificada, assim como os países-sede Holanda e Polônia.
Pelo ranking mundial, EUA (1º), Rússia (8°), Alemanha (11°), Bélgica (13°), Coreia do Sul (14°), Bulgária (15°), Canadá (18°), Tailândia (19°), Argentina (21°), República Tcheca (22°) e Cazaquistão (23°).
Já de acordo com os campeonatos continentais, representando a Europa Itália e Turquia, pela Ásia, China e Japão. Além disso, pelo campeonato Norceca, as equipes classificadas são República Dominicana e Porto Rico. Camarões e Quênia representarão a África.
LEIA MAIS
Vôlei: Brasil perde de novo para a Itália e vai disputar sétimo lugar no Mundial Sub-19 masculino
Seleção feminina de vôlei pode perder a medalha olímpica com doping de Tandara? Entenda
Balanço das Paralimpíadas: Brasil leva medalha no vôlei sentado, e Irã segue dominante com “gigante”