Brasileiro Ronaldo Nazário, o “Fenômeno”, é a favor da ideia de Arsène Wenger em implementar a Copa do Mundo de dois em dois anos
O brasileiro Ronaldo Nazário deu sua opinião sobre a ideia da realização da Copa do Mundo a cada dois anos, e não a cada quatro anos, como é feito atualmente. E o ex-jogador se mostrou totalmente favorável a essa possível mudança.
“Vejo essas mudanças com muito otimismo. Não tenho dúvidas de que a Copa vai continuar sendo a competição mais prestigiada do mundo. O Mundial foi pensado há quase 100 anos e a velocidade dos tempos de hoje é diferente”.
“Isso nos leva a pensar em mudar o formato para melhorar a qualidade do espetáculo para os torcedores”, disse Ronaldo “Fenômeno” em coletiva de imprensa promovida pela Fifa em Doha, capital do Catar, país anfitrião da Copa 2022.
Ideia de Wenger
As propostas de alteração na Copa do Mundo são do técnico Arsène Wenger, ex-Arsenal, que atualmente trabalha como chefe global de desenvolvimento da Fifa.
Wenger pensa em reduzir as cinco Datas Fifa que as seleções têm atualmente durante um ano para apenas uma, que seria realizada entre os meses de outubro e novembro; ou para duas, que também incluiria o mês de março.
Assim, o mês de junho seria reservado para a organização dos torneios continentais, como o Eurocopa e Copa América, nos anos ímpares, e a Copa do Mundo, em anos pares.
“Só uma janela para torneios e para as fases de classificação seria o melhor para todos. Melhora a qualidade do futebol. Se você perguntar ao Messi ou Cristiano Ronaldo, eles dirão que querem sim mais oportunidades para ganhar a Copa do Mundo. Todos estamos de acordo com o calendário proposto. Copa a cada dois anos é uma ideia maravilhosa”, disse Ronaldo Fenômeno.
Para quando?
A Fifa pensa em implementar esse modelo a partir de 2026, com a realização da Copa do Mundo no Canadá, Estados Unidos e México, antecedendo os torneios continentais de 2027 (Eurocopa, Copa América, etc) e a nova Copa do Mundo em 2028.
“Teremos um Mundial no ano seguinte à Euro e não me parece que possamos ter qualquer problema com isso. Parece que a Euro 2020 já foi há bastante tempo e que já estamos esperando ansiosamente pelo próximo torneio. Os torcedores merecem ver mais jogos de competições de alto nível”, disse Wenger no encontro da Fifa.
“Também pensamos no descanso merecido que os atletas precisam de ter. O calendário de hoje é muito sofrido. Quando há compromissos com as seleções, eles têm de viajar muito, de percorrer muitos quilômetros, antes de voltarem a servir o seu clube. A janela única de qualificação favorece os campeonatos nacionais”, finalizou Ronaldo.
LEIA TAMBÉM