NFL: Famoso comentarista ex-Steelers morre aos 63 anos após luta contra doença
Jogador atuou por quatorze temporadas na NFL
Morreu neste domingo (5), aos 63 anos, Tunch Ilkin, ex-jogador que atuou por quatorze temporadas na NFL, sendo treze pelo Pittsburgh Steelers e uma pelo Green Bay Packers. O ex-offensive tackle morreu em decorrência de uma esclerose lateral amiotrófica descoberta em dezembro de 2020.
A notícia foi dada pelo presidente do Pittsburgh Steelers, Art Rooney II.
“Sua paixão pelo futebol americano era evidente em sua vida cotidiana” – disse Rooney. “Como jogador, ele lutou em tempos difíceis devido a cortes e lesões, mas continuou a causar impacto como líder da nossa linha ofensiva e esteve presente em dois Pro Bowls.”
Nascido em Istambul, Ilkin imigrou para os Estados Unidos com seus pais e se tornou a primeira pessoa nascida na Turquia a jogar na NFL, de acordo com um comunicado do Steelers.
“Eleito para o melhor time do Pittsburgh Steelers de todos os tempos, em 2007, como parte das celebrações do aniversário de 75 anos da franquia e membro do hall da fama como parte da classe de 2021, o senhor Ilkin amou o futebol com distinção já no ensino médio, na faculdade e como profissional.” – declarou a franquia em comunicado.
Depois que deixou os gramados da NFL, Ilkin ingressou na carreira de jornalista esportivo, onde atuou por 15 anos.
Statement from Steelers President Art Rooney II on the passing of Tunch Ilkin: pic.twitter.com/fdjFz9rI23
— Pittsburgh Steelers (@steelers) September 4, 2021