Jogadores do meio campo fizeram 4 dos 6 gols do Verdão no mata-mata da competição; Rocha como ala direito, e Dudu, recuado, fizeram os outros dois
Começa nesta terça-feira (21), o confronto entre Palmeiras e Atlético-MG pela semifinal da Copa Libertadores 2021. Às 21:30, no Allianz Parque, os times duelam pela partida de ida e para ver qual o projeto de elenco mais bem-sucedido, entre o “estrelado” Galo e o “equilibrado” Verdão.
Se o time mineiro tem bem claras suas armas, com a força e o renome de Hulk, Diego Costa e Vargas no comando de ataque, o paulista, que não vive o melhor momento na temporada, pode contar com suas “armas secretas”, os meias.
Com uma certa crise técnica no comando de ataque, com Rony, Luiz Adriano, Deyverson e Willian se revezando como “noves”, o Palmeiras tem contado com seus jogadores de meio campo para decidir, especialmente na Libertadores.
Desde que avançou para as oitavas de final do torneio, o Verdão não marcou gols com seus atacantes. Foram seis anotados entre as oitavas e as quartas e quatro deles foram de meias. Dois desses foram de Raphael Veiga, e outros dois de Patrick de Paula, dois dos principais nomes do confronto contra o São Paulo na última fase.
Os outros dois, aliás, foram marcados por jogadores que são “quase meias”. Um deles foi de Dudu, que desde que voltou ao time, com a camisa 43, tem atuado um pouco mais recuado e um tanto mais centralizado, por vezes praticamente um camisa 10. O outro foi de Marcos Rocha, no confronto contra a Universidad Católica, em que jogou mais adiantado pelo meio de campo, já que a outra lateral era ocupada pelo zagueiro Renan.
Para além da má-fase dos homens-gol, o estilo de jogo montado por Abel Ferreira, de transições rápidas e definições pelas pontas, normalmente sacrifica os atacantes, que jogam como referências ou válvulas de escape e preparam a jogada para a chegada justamente dos meias.
Claro o treinador espera que seus centroavantes recuperem o bom futebol e reencontrem o caminho do gol. Mas sabe que o Palmeiras pode contar com seus meias para decidirem, quase como “armas secretas”, contra o Atlético-MG.
Palmeiras pode ter Luiz Adriano contra o Atlético-MG
Ao mesmo tempo em que conta com seus meias, o Verdão prepara aquele que talvez é seu melhor jogador de ataque para o duelo contra o Galo. Afastado do time titular por algumas rodadas do Brasileirão e da própria Libertadores, Luiz Adriano voltou a iniciar uma partida no último sábado (18), contra a Chapecoense.
Mais do que isso, o camisa 10 marcou o segundo gol do Palmeiras e encerrou uma seca de mais três meses longe das redes. Visto como o mais técnico dos seus jogadores de área, Luiz pode ter recuperado seu melhor desempenho justamente no momento mais decisivo da temporada. Mas será o suficiente para competir com a forte concorrência do outro lado do campo?
Gols do Palmeiras no mata-mata da Libertadores 2021
- 1 x 0 Universidad Católica-CHI (Ida das Oitavas de Final) – gol de Rapahel Veiga (pênalti)
- 1 x 0 Universidad Católica-CHI (Volta das Oitavas de Final) – gol de Marcos Rocha
- 1 x 1 São Paulo (Ida da Quartas de Final) – gol de Patrick de Paula
- 3 x 0 São Paulo (Volta das Quartas de Final) – gols de Raphael Veiga, Dudu e Patrick de Paula
LEIA TAMBÉM
Confira a grande estratégia do Palmeiras para vencer o Atlético-MG na Libertadores
Atlético-MG favorito contra o Palmeiras? Hulk surpreende e opina sobre duelo da Libertadores20