Finalíssima do torneio terá um hiato de quase dois meses para acontecer
Confirmando o favoritismo e a boa vantagem construída no jogo de ida, o Flamengo não encontrou dificuldades para superar novamente o Barcelona de Guayaquil no Equador e cravou sua presença na grande final da Libertadores na noite da última quarta-feira (29). No agregado, o rubro-negro carioca triunfou por 4 a 0, e agora terá o Palmeiras na finalíssima da competição.
Desde a criação da Libertadores, em 1960, essa será apenas a quinta vez que times do mesmo país mediram forças na decisão do torneio. A final desta temporada será realizada em Montevidéu, no estádio Centenário.
A primeira vez que clubes do mesmo país se enfrentaram na decisão ocorreu em 2005, quando o São Paulo bateu o Athletico Paranaense por 4 a 0 no agregado e faturou o tri e seu último título no torneio. No ano seguinte, o Tricolor do Morumbi encarou mais um conterrâneo, mas dessa vez não o cenário foi diferente, com o título ficando com o Internacional (4 a 3 no acumulativo).
Em 2007, a Conmebol instituiu uma regra para evitar que clubes do mesmo país disputassem a final, antecipando um eventual duelo para a fase de semifinal. Dez anos depois, a entidade que rege o futebol sul-americano desfez a medida fixada.
Um ano depois da mudança ser realizada, Boca e River se encontraram na grande decisão, em polêmico clássico, que teve que ser concluído em solo espanhol, por conta de confusão e ataque dos torcedores dos Millonarios no ônibus que transportava os jogadores xeneizes até o Monumental. Depois de todo o entrevero, o River levou a melhor e ficou com o título.
Já na temporada passada, Palmeiras e Santos protagonizaram outra decisão brasileira na Libertadores, com o Verdão faturando o título já nos últimos minutos de jogo, no Maracanã, com a estrela do atacante Breno Lopes brilhando.
A grande final do torneio neste ano está programada para o dia 27 de novembro, e novamente teremos um brasileiro faturando a competição e reduzindo a diferença para as conquistas dos argentinos.
VEJA A LISTA DE FINAIS DO MESMO PAÍS:
2005 – São Paulo x Athletico
2006 – Internacional x São Paulo
2018 – Boca Juniors x River Plate
2020 – Palmeiras x Santos
2021 – Flamengo x Palmeiras
Flamengo pode bater recorde histórico entre brasileiros na Libertadores nesta quarta (29)
Palmeiras ganha ‘reforço’ de R$ 126 milhões após ação de Abel Ferreira na semi da Libertadores