Autoridades avaliam se os argentinos cometeram um crime ao dar declarações sanitárias falsas
Depois do jogo entre Brasil x Argentina ser interrompido, Emiliano Martínez, Buendía, Cristian Romero e Giovani Lo Celso viraram alvo da Polícia Federal. Segundo informações do jornalista Marcelo Silva de Sousa, o quarteto está sendo formalmente investigado pelo possível crime de falsidade ideológica. Isso porque os atletas mentiram ao declarar informações sanitárias falsas no país, já que precisavam realizar quarentena em solo nacional.
Sendo assim, a conduta se encaixou na conduta de “omitir ou falsificar informações em um documento público ou declaração para alterar a verdade”. Neste cenário, o crime em questão pode render até cinco anos de prisão, caso fique provado que houve, de fato, a fraude.
❗️???? Fuentes de la Policía Federal me confirman que “Dibu” Martínez, Buendía, C. Romero y Lo Celso están siendo formalmente INVESTIGADOS por el posible delito de “falsedad ideológica”. Es por no haber declarado el paso por Inglaterra en las declaraciones de viaje.
— Marcelo Silva de Sousa (@msilvadesousa) September 6, 2021
De acordo com Emiliano Martínez, não houve nenhum tipo de comunicado na chegada da delegação ao Brasil. Dessa maneira, os atletas da Argentina se preparam normalmente para o jogo, que acabou durando cerca de cinco minutos e terá seu destino decidido pela Fifa.
“Havia boatos sobre os jogadores da Premier League, que não poderiam jogar, mas tinham que nos avisar quando chegamos ao Brasil e não teríamos nos preparado para cancelarem o jogo. Simples. Eles tinham que nos avisar antes”, justificou o goleiro.
LEIA TAMBÉM