Home Redação Torcedores Hábito de leitura na graduação: a importância e como desenvolver

Hábito de leitura na graduação: a importância e como desenvolver

Por Lucas Ayres em 29/09/2021 08:00 - Atualizado há 3 anos

Polina Zimmerman /Pexels

Polina Zimmerman /Pexels

Entenda a importância da leitura regular para os estudos na faculdade e confira dicas para manter o hábito

Não adianta: independente do curso que você escolher, e da faculdade que você pretende frequentar, a leitura será parte do seu dia a dia. Os livros, textos e artigos são a base de todos os métodos de ensino e de todas as diretrizes de uma graduação universitária.

Dessa forma, ler regularmente, como um hábito mesmo, é mais do que importante, é essencial. Mas não é assim que você precisa se preparar para as leituras da sua futura universidade. É válido entender os seus benefícios e, principalmente, como incluí-las no seu dia a dia — e como mantê-las desse jeito.

Benefícios de manter um hábito de leitura

Como falamos, a leitura é essencial durante o período universitário. É necessário ler para poder estudar, nem que sejam as enunciações das perguntas de um teste. Ter esse hábito, portanto, facilita, e muito, a “atividade básica” de um estudante universitário.

Para além disso, porém, existem benefícios factíveis e palpáveis na manutenção de leituras regulares. Esses, abaixo, são apenas alguns deles, e que são perceptíveis apenas após algumas semanas lendo rotineiramente:

  • Melhora na escrita
  • Aumento do vocabulário
  • Desenvolvimento da memória
  • Ampliação de conhecimentos
  • Desenvolvimento da oratória
  • Aumento do foco e concentração

Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!

Como desenvolver um hábito de leitura

Apesar de sua importância, não é exatamente fácil manter um hábito de leitura. Requer, se não prazer pela atividade, uma boa dose de dedicação. Isso não quer dizer, no entanto, que não seja simples de começar.

A ideia é fazer com o que o ato de ler seja prazeroso, ao mesmo tempo que “edificante”, isto é, que permita que você se concentre positivamente na tarefa. Portanto, comece com livros e textos que sejam do seu gosto, mas dentro de um horário e um lugar que você sabe que poderá ler com calma e regularmente.

O mais difícil, depois, é manter o hábito de leitura, que pode ser perdido facilmente. Mas, com um horário e um local já estabelecido, e com uma “recompensa” na memória do nosso cérebro (na forma de obras que sejam do seu gosto), você terá um base parar continuar com o costume.

LEIA TAMBÉM

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Entenda como usar os games na hora dos estudos

Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?

Aplicativos para estudos: quais os melhores e como usar

Exit mobile version