Flamengo vence Barcelona-EQU e encaminha vaga à final da Libertadores
Flamengo conseguiu cumprir o dever de casa com dois gols de Bruno Henrique para encaminhar a vaga à grande final da Libertadores
Flamengo2-0 Barcelona-EQU Conmebol Libertadores 2021 - Semifinal (Ida)
O Flamengo confirmou o favoritismo nesta quarta-feira (22) e venceu o Barcelona-EQU por 2 a 0 no Marem León.acanã para mais de 20 mil pessoas, encaminhando a vaga para a decisão da Libertadores.
Os equatorianos equilibraram o jogo no início e assustaram a torcida no Maracanã com grandes chances, exigindo bastante do goleiro Diego Alves. No entanto, o Flamengo conseguiu dominar as ações no restante do primeiro tempo e construindo a vantagem com dois gols de Bruno Henrique, em assistências de Gabigol e Vitinho.
Antes do intervalo, a situação do Barcelona piorou consideravelmente pois Molina foi expulso. Os equatorianos até assustaram no início do segundo tempo, só que o Flamengo dominou as ações e construiu diversas chances de ampliar a vantagem. No final, Léo Pereira acabou sendo expulso de forma infantil ao dar cotovelada em León.
Na próxima quarta-feira (29), às 21h30 pelo horário de Brasília, Barcelona-EQU receberá o Flamengo em Guayaquil (também com público) na decisão da segunda vaga para a final da Conmebol Libertadores.
Primeiro tempo
O início do jogo foi surpreendente para os torcedores do Flamengo no Maracanã, pois o Barcelona-EQU demonstrou agressividade e incomodou o rubro-negro nos dez minutos iniciais com marcação em bloco alto, pressionando as saídas. Mas o Flamengo também marcou e a partida ficou muito intensa no início.
A primeira jogada de perigo foi rubro-negra e ocorreu aos 3′. Na pressão da saída de bola, o goleiro Burrai se atrapalhou e Vitinho quase abriu o placar, mas a bola saiu para escanteio. León fez o corte na cobrança de Everton Ribeiro que já buscava a cabeçada de Bruno Henrique.
Aos 6′, o placar quase foi aberto depois que Daminán Diaz cruzou na medida para Mastriani chutar de primeira e exigir uma defesa espetacular do goleiro Diego Alves. No rebote, Preciado aproveitou e finalizou, mas Diego Alves novamente defendeu.
Quatro minutos depois, o Barcelona tomou a bola de William Arão e Preciado acionou Martínez na área. Isla desviou no momento do chute em lance que os jogadores equatorianos pediram pênalti, mas o árbitro mandou seguir.
Mas o Barcelona seguiu pressionando e chegando com perigo pelos lados. Aos 10′, Martínez lançou Castillo pelo lado direito e o jogador finalizou com chute cruzado muito firme, exigindo boa defesa de Diego Alves. No lance seguinte, Preciado achou Molina com espaço na entrada da área e a bola passou perto.
Depois de pressionar e jogar com linhas adiantadas, o Barcelona-EQU baixou as linhas e passou a atuar mais no próprio campo, permitindo que o Flamengo conseguisse trabalhar mais a bola. Aos 13′, Gabigol foi lançado na área e acabou caindo após divida com León, mas o árbitro marcou tiro de meta.
Aos 15′, Everton Ribeiro trouxe da direita e bateu na entrada da área. A bola desviou no meio caminho e quase enganou o goleiro Burrai, que espalmou no susto. Bruno Henrique apareceu pelo lado direito com liberdade, mas se atrapalhou na conclusão e desperdiçou um grande chance.
Porém, o Flamengo conseguiu abrir o placar aos 21′ em combinação que o torcedor já conhece. Gabigol percorreu o corredor direito e cruzou para Bruno Henrique testou firme na primeira trave para vencer Burrai.
Apesar de estar mais contido, o Barcelona-EQU buscava aproveitar as oportunidades oferecidas. Aos 25′, Preciado foi lançado na área e recebeu na medida para encontrar Mastriani, que bateu de primeira no funil e a bola passou muito perto do gol rubro-negro.
Depois de alguns minutos com o jogo concentrado no meio-campo, o Flamengo voltou a ameaçar. Aos 33′ a organizada troca de passes terminou com Gabigol cruzando pelo lado esquerdo e Bruno Henrique novamente surgindo na área para testar firme. Desta vez, a bola parou no travessão.
Aos 36′, Andreas Pereira aproveitou erro na saída de bola do Barcelona e finalizou de fora da área, acertando novamente o travessão. Os equatorianos tentaram aproveitar o momento para sair no contra-ataque e buscar transição ofensiva em velocidade, mas a estratégia acabou se voltando contra os visitantes.
Everton Ribeiro iniciou o contragolpe rubro-negro e acionou Gabigol que percorreu o corredor direito. Vitinho recebeu bola esticada no centro da área e deixou na medida para Bruno Henrique surgir livre na esquerda para marcar o segundo do Flamengo, aos 37 minutos do primeiro tempo.
No final do primeiro tempo, o Barcelona tentou incomodar novamente com jogadas individuais. Damián Diaz tentou o chute na entrada da área mas acabou mandando para fora. Em seguida, conseguiu ganhar escanteio a favor dos equatorianos e cobrou fechado na área, só que Diego Alves espalmou.
Antes do intervalo, o Barcelona acabou tendo um prejuízo enorme. Molina teve que derrubar Bruno Henrique em contra-ataque e acabou tomando o segundo cartão amarelo, sendo expulso.
Segundo tempo
O Barcelona voltou com o volante Carcelén no lugar do meia Damián Diaz, mas a equipe equatoriana surpreendeu e voltou pressionando bastante o Flamengo as ações iniciais. Logo na primeira jogada, Carcelén aproveitou a bola pela direita na cobrança de escanteio e Diego Alves fez uma defesa espetacular.
Em seguida, o Flamengo conseguiu reassumir o controle do jogo. Isla cruzou na área e Vitinho cabeceou firme, mas Burrai defendeu com o pé. Na sobra, Andreas Pereira desperdiçou e mandou para fora aos 3′.
Aos 6′, Gabigol fez o levantamento na área buscando Bruno Henrique, mas Castillo cortou e impediu o replay do gol no primeiro tempo. Aos 9′, Arão acionou Gabigol na área o chute cruzado saiu pela esquerda após intervenção de Burrai.
David Luiz deixou o campo de jogo aos 12 minutos e foi ovacionado por mais de 20 mil torcedores no Maracanã. Léo Pereira e Thiago Volante entraram, pois Vitinho também deixou o campo. Andreas passou a atuar mais avançado e melhorou consideravelmente.
Inspiradíssimo, Bruno Henrique quase completou seu hat-trick ao aproveitar sobra na área e chutar. Só que Castillo novamente estava atento e salvou o Barcelona.
Com um jogador a menos e sem espaços para construir, restava para a equipe equatoriana apenas experimentar de longe. Mastriani conseguiu testar o goleiro Diego Alves aos 21′ em chute de fora.
Na reta final, o jogo passou a ficar mais truncado no meio-campo com o Flamengo cadenciando as ações. O Barcelona até tentava chegar ao ataque, mas não conseguia ter condições para ameaçar mais o rubro-negro.
O Flamengo confirmou a vitória, mas tomou prejuízo no final do jogo pois Léo Pereira tomou cartão vermelho direto depois de acertar cotovelada no rosto de León.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2-0 BARCELONA-EQU
Data: 22/09/2021, 21:30
Estádio: Maracanã
Árbitro: Andrés Cunha
Gols: 1T 21′ Bruno Henrique (Flamengo); 1T 38′ Bruno Henrique (Flamengo)
Cartões Vermelhos: 1T 47′ Molina (Barcelona); 2T 44′ Léo Pereira (Flamengo)
Substituições – Flamengo: Léo Pereira (D.Luiz); Thiago Maia (Vitinho); Matheuzinho (Isla); Michael (Bruno Henrique); Pedro (A.Pereira)
Substituições – Barcelona: Carcelén (D.Diaz); Garcés (Mastriani); Perlaza (Preciado); Montaño (E.Martinez); Sergio López (Piñatares)
Flamengo (4-2-3-1): Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, David Luiz, Renê; Willian Arão, Andreas Pereira; Everton Ribeiro, Vitinho, Bruno Henrique; Gabriel. Técnico: Renato Gaúcho
Barcelona-EQU (4-2-3-1): Burrai; Castillo, León, Riveros, Pineida; Piñatares, Molina; Martínez, Damián Díaz, Preciado; Maestriani. Técnico: Fabian Bustos
LEIA TAMBÉM
Sul-Americana: Artur brilha, Red Bull Bragantino bate o Libertad e sai na frente nas semis