Flamengo se explica após confirmar Maracanã como palco de jogo da Libertadores
Brasileirão: Só um jogador foi expulso mais de uma vez no 1º turno; saiba quem
Jogo seria em Brasília, mas voltou ao Rio
O Flamengo emitiu uma nota oficial para explicar a volta do confronto contra o Barcelona de Guayaquil, pela semifinal da Libertadores da América, ao Maracanã. Inicialmente, para contar com público, o duelo seria em Brasília, no estádio Mané Garrincha. Porém, com a liberação da prefeitura, o Rio de Janeiro poderá sediar o confronto.
O clube deixou claro que “por cautela, não vendeu nenhum ingresso para esse espetáculo antes do encerramento do prazo para uma possível troca”, que é de 15 dias, segundo a Conmebol. A diretoria se explicou e disse que as mudanças têm sido realizadas por conta do “período conturbado, com situações imprevisíveis e que dependem do poder público, reflexo da pandemia”.
Veja a nota oficial do Flamengo:
O Clube de Regatas do Flamengo vem a público prestar os seguintes esclarecimentos sobre a alteração do local da partida entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil, do estádio Mané Garrincha, em Brasília, para o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, válida pela semifinal da Copa Libertadores, que será realizada no dia 22 de setembro de 2021, às 21h30.
Por questões sanitárias referentes à crise mundial da pandemia da Covid-19, à época da definição do confronto não havia liberação para a realização de partidas de futebol com público na cidade do Rio de Janeiro, razão pela qual a Conmebol, organizadora do evento, agendou a previsão inicial da partida para Brasília.
Pelos termos do Regulamento da competição, o local da realização da partida poderia ser alterado em até 15 dias antes da data do jogo. O Flamengo, por cautela, não vendeu nenhum ingresso para esse espetáculo antes do encerramento do prazo para uma possível troca.
Havia o precedente de alteração de praça, inicialmente prevista para outra com público, ocorrido no jogo contra o Defensa y Justicia, no dia 21 de julho de 2021, que estava previsto para o Rio de Janeiro e foi alterado para Brasília.
Estamos vivendo um período conturbado, com situações imprevisíveis e que dependem do poder público, reflexo da pandemia da Covid-19. A mudança da partida para o Maracanã, estádio tradicional dos jogos do Flamengo, era uma possibilidade regulamentar clara e com precedente.
De fato, posteriormente, a prefeitura do Rio de Janeiro, em razão da melhoria dos índices da Covid-19 e do avanço importante da vacinação, chegou a conclusão de que, adotando-se protocolos sanitários, com previsão de vacinação e testagem, seria possível criar um ambiente seguro para o retorno do público ao estádio do Maracanã.
Nesse sentido, a prefeitura liberou 50% da capacidade de público do estádio na partida que será realizada no dia 22 de setembro de 2021, o que foi divulgado no dia 7 de setembro de 2021 e publicado no Diário Oficial no dia 8.
É importante registrar que a partida contra o Barcelona de Guayaquil foi inicialmente prevista para Brasília porque havia uma situação sanitária e de força maior impedindo o Clube de Regatas do Flamengo de levar sua torcida ao Maracanã.
Eliminada essa situação imprevisível e impeditiva, Flamengo e Conmebol, dentro do regulamento, acertaram transferir a partida para o Maracanã, onde o Flamengo regularmente encaminha os jogos em que é mandante. O Maracanã, pela proximidade do seu Centro de Treinamento, facilidade de acesso e, principalmente, para atender a maior parte da sua torcida no Rio de Janeiro, é o estádio prioritário para os jogos do Flamengo.
Embora o Flamengo tenha exercido uma opção prevista no regulamento e feito isso por causa de uma melhoria inesperada da pandemia, o clube quer ajudar seus torcedores junto a companhias aéreas e hotéis.
O Clube entende que as companhias aéreas e os hotéis devem reconhecer a situação de força maior e ressarcir os torcedores que antecipadamente adquiriram suas passagens e hospedagem e apoiará eventuais pedidos de devolução ou aproveitamento desses créditos, assim como apoiou quando houve a troca da cidade sede da final da Libertadores de 2019, também por motivo de força maior.
Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos que estaremos em contato com as companhias aéreas a partir de hoje para expor a situação que deve favorecer aos consumidores.
Leia também:
Siga o autor