Reunião da entidade busca dar passo para mudança drástica na realização do Mundial
A Copa do Mundo bianual pode estar mais perto de se tornar realidade. Segundo informação da Sky Sports, a Fifa pretende nesta quinta-feira (9) mostrar o plano de se mudar a duração do Mundial de futebol para a cada dois anos, numa reunião a ser realizada no Qatar.
O encontro reunirá diversas estrelas do futebol, tais como John Terry e Michael Owen, para se reunir com Arsène Wenger, chefe do desenvolvimento global da entidade, para ouvir o plano detalhado pelo ex-técnico do Arsenal de se fazer a Copa de dois em dois anos ao invés da atual duração, a cada quatro anos.
A ideia, sonho antigo da Fifa, voltou a ser ventilada nas últimas semanas graças a uma proposta da Arábia Saudita, cuja federação desejaria que o Mundial de seleções seja bianual. A entidade discutiu a ideia e já a pôs para ser elaborada em reuniões, com Wenger sendo o principal ‘ativista’ em prol da uma alteração que mudaria todo o calendário do futebol.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJNR01rcllMUyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Na visão do francês, a mudança na Copa do Mundo serviria para ‘reduzir o número de partidas internacionais’, com o projeto abordando nos anos em que não haverá Copa, as competições continentais e outros torneios de porte. A Fifa desejaria reduzir em poucas datas as partidas eliminatórias, que se concentrariam em curtos períodos de tempo.
A variante financeira, apesar de não abordada abertamente, também seria vista pela Fifa como algo valioso para buscar o principal torneio do futebol mundial bianual. A comercialização de direitos de transmissão, além de outras provisões, ajudaria a aumentar a lucratividade da competição e sua viabilidade.
No entanto, o plano de se mudar a Copa do Mundo tem oposição, principalmente da Uefa, A entidade que rege o futebol europeu, e que rivaliza com a Fifa no domínio das ações do esporte, se pronunciou contra a proposta de mudança da duração do torneio, por achar que a Copa ‘perderia valor’ com isso.
LEIA TAMBÉM
Muricy critica fala de Daniel Alves e aponta grande erro do São Paulo
Top-5: Veja os jogadores que mais perderam chances de gol no Brasileirão
Marinho cita “erro médico”, detona o Santos e releva ofertas de dois rivais: “Preciso respirar”
David Luiz vem aí? Marcos Braz faz postagem enigmática e leva torcedores do Flamengo à loucura
F1: Mulher de Schumacher quebra o silêncio e fala sobre condição do ex-piloto
Presidente do Santos revela propostas por Marinho: “Não chegaram ao que o clube acha razoável”
Reserva no Real Madrid, Marcelo desperta interesse do futebol turco