Diego Alves ou Weverton? Flamengo e Palmeiras se enfrentam na final da Libertadores, descubra o goleiro com melhores números
Goleiros titulares de Fla e Verdão farão duelo à parte na decisão do torneio continental em 2021; confira suas estatísticas da temporada
Goleiros titulares de Fla e Verdão farão duelo à parte na decisão do torneio continental em 2021; confira suas estatísticas da temporada
Quando falamos dos bons elencos de Flamengo e Palmeiras, nem sempre os goleiros são mencionados. Pelo menos não tanto quanto as estrelas de linha. Definida, porém, a final da Copa Libertadores 2021 entre os cariocas e os paulistas, é impossível não dar maior destaque a estes jogadores.
Primeiro porque, em qualquer final, os goleiros estão entre os protagonistas, especialmente quando a decisão vai aos pênaltis. Depois, é necessário falar deles pelas suas excelentes temporadas, com números impactantes, principalmente pela competição continental.
Assim, no clima competitivo da final da Libertadores, fazemos um Flamengo x Palmeiras à parte, comparando os números, as atuações e os desempenhos de Weverton e Diego Alves no ano. Quem você acha que jogou mais até aqui? E quem pode brilhar em Montevidéu.
A regularidade de Weverton, os milagres de Diego Alves
Toda análise estatística de goleiros tem, automaticamente, um porém. Um jogador da posição, afinal, só joga tão bem quanto seu sistema defensivo permite. Ainda assim, a partir de alguns dados-chave, é possível isolar um pouco o desempenho dos arqueiros, no mínimo para traçar um “perfil” de suas atuações.
Weverton, por exemplo, é bastante regular. Aos 33 anos, o camisa 21 do Verdão tem um estilo mais atlético que seu par do Fla. Ele, por exemplo, tem uma média de 0,3 saídas do gol (para intervir em um lance fora da área) por partida na Libertadores, contra 0 de Diego.
A regularidade, por sua vez, pode ser observada nas suas defesas. Novamente dentro da tiragem da Libertadores, o palmeirense tem distribuídas quase em 50% suas intervenções em chutes dentro (17) e fora da área (14). Sua eficiência nas defesas, assim, é alta, pegando 86% dos disparos contra sua meta.
Diego Alves, por sua vez, se destaca mais pelas defesas difíceis na competição continental. Das 24 bolas que defendeu, 18 foram dentro da área, contra 6 fora dela. O perfil do camisa 1 flamenguista pode ser melhor observado pela eficiência das defesas, um pouco menor que seu par alviverde, na casa dos 80%.
Fala-se em perfil dos goleiros de Flamengo e Palmeiras porque seu impacto é, praticamente, o mesmo, ainda que o titular palmeirense saia em ligeira vantagem. Na Libertadores, Diego sofreu 6 gols em 10 jogos, contra 5 em 11 de Weverton.
A diferença é maior no número de partidas sem sofrer gols, que no caso são 7 para o arqueiro do Verdão e 4 para o do Fla. No total das partidas do ano, no entanto, ambos tiveram 16 “clean sheets”.Nesta amostragem, inclusive, Diego Alves consegue igualar a disputa, com base na média de gols sofridos. A do flamenguista é de 0,83, enquanto do palmeirense é de 0,91.
O equilíbrio na comparação é real. Além dos números, os goleiros tiveram desempenhos similares na temporada, inclusive em uma coincidência bacana. Ambos tivem seus maioresnúmeros de defesas da competição m suas respectivas partidas de ida das oitavas de final.
Diego Alves fez 7 contra o Defensa y Justicia, enquanto Weverton fez 6 diante do Universidad Católica-CHI. Em compensação, o recorde do palmeirense na história da competição é de 10 defesas, feitas contra o River Plate, na volta das semis de 2020, contra 8 intervenções do flamenguista em 2019, diante do San José-BOL.
Para concluir, cada um dos goleiros de Flamengo e Palmeiras tem um “mérito” para levar para a decisão. A do camisa 21 do Verdão é de ser parte da seleção brasileira, e possivelmente um jogador da Copa do Mundo de 2022. A do titular do Mengão é ser um dos maiores pegadores de pênalti da história do futebol como ele nos lembrou muito bem na decisão da Supercopa do Brasil deste ano.
Números de Diego Alves e Weverton por Palmeiras e Flamengo
O desempenho de Diego Alves em 2021
- Jogos: 37
- Gols sofridos: 31
- Jogos sem sofrer gols: 16
- Defesas *: 24
- Aproveitamento de defesas*: 80%
Os números de Weverton em 2021
- Jogos: 35
- Gols sofridos: 32
- Jogos sem sofrer gols: 16
- Defesas *: 31
- Aproveitamento de defesas*: 86%
*Números somente da Libertadores 2021 – dados do SofaScore
LEIA TAMBÉM
Palmeiras x Flamengo: Quem tem a folha salarial maior?
Marcos x Weverton: compare os números dos goleiros pelo Palmeiras na Libertadores
Decisão de gigantes! Flamengo e Palmeiras chegam à final com marcas históricas pela Libertadores