De Romário a Carlos Vinícius: relembre os principais brasileiros na história do PSV
Carlos Vinícius assinou contrato com o clube holandês até julho de 2022
Carlos Vinícius assinou contrato com o clube holandês até julho de 2022
Antes de mais nada, Carlos Vinícius é a principal contratação do PSV Eindhoven para esta temporada. A princípio, o clube holandês pagou 2 milhões de euros (R$ 12,1 milhões, pela cotação atual) ao Benfica pelo empréstimo do centroavante. Seu contrato é válido até julho de 2022.
Além de Carlos Vinícius o PSV fechou com mais nove jogadores: André Ramalho, Bruma Bangna, Davy Propper, Derrick Luckassen, Joel Drommel, Marco van Ginkel, Phillipp Mwene, Simon Colyn e Yvon Mvogo.
Dessa forma, o Torcedodres.com listou os principais jogadores brasileiros que vestiram a camisa do PSV. Mas, antes de tudo, vale lembrar que o baixinho Romário foi o primeiro atleta nascido por aqui a defender a equipe “Rood-witten”.
De acordo com o departamento técnico do PSV, Carlos Vinícius será o 24º brasileiro. Além do eterno camisa 11, a lista conta com mais dois vencedores de Copa do Mundo. E ídolos das torcidas de Corinthians, Cruzeiro e Atlético-MG… veja a reportagem!
Romário
- Posição: atacante
- Jogos: 145
- Gols: 128
Antes de mais nada, Romário foi o responsável por abrir as portas do PSV para os jogadores brasileiros. Símbolo do Brasil na conquista do tetra mundial em 1994, o baixinho atuou pelo clube entre 1988 e 1993. Nesse ínterim, venceu três vezes o Campeonato Holandês e uma Copa da Holanda.
Vampeta
- Posição: volante
- Jogos: 59
- Gols: 5
Antes de ser multicampeão pelo Corinthians, Marcos André Batista dos Santos, o Vampeta, defendeu o clube em duas oportunidades: 1994/1995 e 1996/1997. Nesse ínterim, o meio-campista conquistou uma vez Campeonato Holandês. Ainda assim, não deixou saudades no torcedor.
Ronaldo
- Posição: atacante
- Jogos: 57
- Gols: 54
O Fenômeno foi contratado para substituir Romário que havia acabado de trocar o PSV pelo Barcelona. Ele chegou no clube após vencer a Copa do Mundo de 1994. Nesse meio tempo, conquistou uma Copa da Holanda antes de rumar para o Barça.
Marcelo Ramos
- Posição: atacante
- Jogos: 26
- Gols: 12
Ídolo da torcida do Cruzeiro, Marcelo Ramos teve breve passagem pelo PSV. No entanto, ele jogou o suficiente para marcar seu nome na história do clube holandês. Na única temporada que atuou por lá, o centroavante venceu o Campeonato Holandês e a Supercopa da Holanda. Logo depois, voltou a vestir a camisa da Raposa.
Jorginho Paulista
- Posição: lateral-esquerdo
- Jogos: 5
- Gols: 0
Multicampeão pelo Vasco, Jorginho Paulista teve breve passagem pelo futebol holandês. Ficou apenas seis meses no PSV antes de acertar com o Palmeiras em 1999. O lateral-esquerdo deixou o clube sem deixar qualquer saudade no torcedor.
Alex
- Posição: zagueiro
- Jogos: 123
- Gols: 15
Revelado pelo Santos, Alex iniciou sua trajetória no futebol europeu atuando pelo PSV. Em três temporadas, foi Tricampeão Holandês e faturou a Copa da Holanda. Posteriormente, o zagueiro teve passagem vitoriosa por Chelsea, Paris Saint-Germain e Milan.
Gomes
- Posição: goleiro
- Jogos: 173
- Gols: 0
Cria do Cruzeiro, Heurelho da Silva Gomes defendeu por quatro temporadas a meta do PSV. Nesse ínterim, foi Tetracampeão Holandês e ainda levantou o título da Copa da Holanda. Posteriormente, brilhou com as camisas do Tottenham, Hoffenheim e Watford.
Diego Tardelli
- Posição: atacante
- Jogos: 18
- Gols: 3
Antes de ser multicampão pelo Atlético-MG, Diego Tardelli teve passagem de pouco brilho pelo PSV em 2007. Apesar disso, integrou o elenco que venceu o Campeonato Holandês. Posteriormente, o centroavante deixou o clube sem deixar saudades na torcida.
Fagner
- Posição: lateral-direito
- Jogos: 3
- Gols: 1
Considerado um dos melhores laterais em atividade no futebol brasileiro, Fagner teve passagem para ser esquecida pelo PSV em 2007. Ficou apenas seis meses na Holanda. Apesar disso, integrou o elenco que conquistou o Campeonato Holandês.
Cássio
- Posição: goleiro
- Jogos: 5
- Gols: 0
Antes de se tornar o maior goleiro da história do Corinthians, Cássio atuou por quatro temporadas na Holanda. No entanto, foi reserva de Gomes, ex-Cruzeiro, no PSV entre 2007 e 2011. Nesse ínterim, venceu um Campeonato Holandês e uma Copa da Holanda.