Braço direito de Fernando Diniz no Vasco foi Bicampeão Carioca pelo clube na década de 90
Yan Razera irá integrar a comissão técnica de Fernando Diniz no Vasco
Contratado com a missão de promover o Vasco a Série A do Campeonato Brasileiro, Fernando Diniz traz consigo um integrante na sua comissão técnica bem conhecido do torcedor. O ex-meia Yan Razera, que foi Bicampeão Carioca nos anos 90, será o “braço direito” do treinador.
A princípio, Yan Razera será o homem de confiança de Fernando Diniz em São Januário. O ex-jogador chamou a atenção do técnico pelo perfil estudioso e pela formação acadêmica. Afinal, eles fizeram juntos o curso da CBF Academy quando conseguiram a Licença Pro.
Antes de mais nada, Yan Razera ganhou a confiança de Fernando Diniz pela capacidade para trabalhar com jogadores das categorias de base. Afinal, o novo auxiliar vascaíno trabalhou nas divisões de base da Chapecoense entre 2020 e 2021.
Após atuar como auxiliar técnico na Chapecoense e Santos, Yan Razera chega ao Vasco para armar e comandar a maioria dos treinos – uma prática comum entre os treinadores consagrados como Abel Braga, Mano Menezes, Renato Gaúcho, Tite e Vanderlei Luxemburgo.
No Vasco, Yan Razera vai trabalhar ao lado do auxiliar técnico Eduardo Zuma e do preparador físico Wagner Bertelli. Os dois últimos integraram a comissão técnica de Fernando Diniz na passagem por São Paulo e Santos.
A carreira de Yan Razera
Nascido em Pinhalzinho, Santa Catarina, Yan Cleiton de Lima Razera foi revelado nas divisões de base do Vasco. Lá, integrou uma das gerações mais vitoriosas do clube ao lado de Pimentel, Leandro Ávila, Gian, Hernane, Valdir Bigode e Jardel.
Em 1993, o meia-esquerda foi promovido aos profissionais pelo técnico Joel Santana. Ele se destacava pela técnica, visão de jogo, passe preciso e cruzamentos milimétricos. Ao todo, foram 128 partidas e 10 gols.
Nesse ínterim, foi destaque do time vascaíno que foi Bicampeão Carioca em 1993 e 1994. Além disso, integrou o elenco que venceu o Troféu Cidade de Barcelona de 1993 e o Torneio Palma de Mallorca de 1995.
Yan defendeu as seleções de base do Brasil entre 1991 e 1993. Nesse ínterim, conquistou a Copa do Mundo sub-20. Em 1995, chegou a ser convocado para a seleção principal por Mário Zagalo. No entanto, não foi chamado para representar o país nos Jogos de Atlanta em 1996.
Posteriormente, Yan teve passagem destacada por Internacional, Coriitba, Náutico, Flamengo, Grêmio, Avaí e Penafiel. Em 1999, o meio-campista foi um dos símbolos do Fluminense na conquista da Série C do Campeonato Brasileiro.
Após rodar por Bacabal-MA, América-RN e Tigres do Brasil-RJ, ele pendurou as chuteiras após breve passagem pelo Votoray-SP em 2010. Em 2012, iniciou a carreira de treinador no São Pedro, clube da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.