Beach Tennis: regras, movimentos e como jogar o tênis de praia
Das regras aos principais movimentos, confira tudo o que você precisa saber sobre o beach tennis, o “esporte sensação”
Se você ainda não conhece o beach tennis, saiba que é apenas uma questão de tempo até ele chegar a você e seus amigos. O esporte é um dos que mais cresce, em praticantes e em locais de jogo, no país, especialmente no sudeste.
O tênis de praia “se aproveitou” do contexto pandêmico para se espalhar. Além de ser praticado dentro de um certo isolamento entre os jogadores, ele precisa de menos pessoas para ser jogado, pelo menos quando comparado ao basquete, ao futebol e ao vôlei.
Não tarda, então, e o beach tennis chegará até você. Ou você irá até ele. Independentemente de como ou de sua motivação para a prática, apresentamos um pouco mais sobre o esporte, suas regras e seus movimentos, para dar aquela noção antes de começar a jogar. Confira:
As regras do beach tennis
O beach tennis é, basicamente, uma mistura entre tênis, badminton e vôlei de praia. Do primeiro, leva-se o nome e o sistema de pontuação; do segundo a dinâmica dos movimentos e fundamentos; do terceiro, ora, a quadra e o ambiente.
A contagem dos pontos, por exemplo, é muito similar à do tênis. Um jogo ocorre por uma disputa de melhor de três sets (quem vence dois ganha a partida). Para levar um set, é preciso ganhar 6 games, e cada game é vencido por quem faz o quarto ponto primeiro, com a pontuação contada em 15 (1º ponto), 30 (2º), 40 (3º) e game (4º), assim como no esporte da bolinha amarela. A única diferença é que não há disputada de vantagem em caso de empate em 40 a 40. Os jogadores que fizerem o quarto ponto primeiro, levam o game direto.
Uma rápida olhada na quadra do tênis de praia revela, imediatamente, a inspiração no vôlei de praia. A rede, por exemplo, é suspensa, com 1,7 metros de altura e entre 4,5m (simples) e 8m (duplas) de largura. O comprimento da quadra é de 16m, sempre.
Como jogar: os principais movimentos do beach tennis
Já do badminton, como falamos, o beach tênis “emprestou” a dinâmica do esporte. Ambos, afinal, são baseados em rebater um objeto leve por cima de uma rede, buscando que ele caia na quadra do seu adversário. Os movimentos, assim, são bastante similares.
São muitos voleios, portanto, de forehand (“de frente”) e de backhand (“de trás”), além de lobs (um “balão”), drop-shots (a “deixadinha”), e os smashs (rebatida direta de cima para baixo).
O saque
Entre as diversas semelhanças entre o tênis de praia e outros esportes, o saque é seu fundamento mais “único”. Ele pode ser feito de qualquer lugar, contanto que feito por trás da linha de fundo da quadra, a partir de qualquer movimento e sem segundas chances ou “let” (quando a bola resvala na rede e segue, e o lance volta).
A única exceção é o saque dos homens em partidas de duplas mistas. Nesse caso, o sacador deve pegar a bola de baixo para cima.
LEIA TAMBÉM
Quantos títulos o Brasil ganhou no Mundial de Beach Tennis?
Mundial de Beach Tennis 2021: conheça os convocados do Brasil para o torneio
Mundial de Beach Tennis 2021: tudo o que você precisa saber sobre a competição
Quem é o melhor jogador do mundo de beach tennis?