Proposta de ex-CEO do Leverkusen pode ameaçar domínio do Bayern de Munique
Wolfgang Holzhäuser, ex-CEO fez uma proposta de mudança para a Bundesliga que tem tudo para acabar com a hegemonia do Bayern de Munique no futebol da Alemanha. Em entrevista ao diário Spox, Holzhäuser falou sobre a inclusão de um sistema de mata-mata no campeonato alemão, afirmando que “daria mais oportunidades de marketing à competição.”
“As quatro primeiras equipes jogariam uma semifinal entre si depois da temporada regular: o primeiro contra o quarto, e o segundo contra o terceiro. Os vencedores jogariam uma final e os perdedores, o terceiro e quarto lugares. Este formato seria apaixonante para os torcedores. Não cabe na cabeça deles que em outubro esteja tudo resolvido. É algo que não dá para resolver de uma forma econômica, portanto que seja de forma esportiva. Isto também teria uma vantagem financeira.” – disse Holzhäuser, que prosseguiu.
“O futebol e os seus seguidores geralmente têm uma postura conservadora e que está pouco aberta às coisas novas. Talvez um ano o Bayern de Munique jogue pior ou tenha azar com lesões. Com sorte, alguma outra equipe poderá se beneficiar disso. Mas a longo prazo isso não é uma solução. A carga (de jogos) seria um problema, mas isso é uma questão das competições internacionais, não da Bundesliga.”
Wolfgang Holzhäuser também falou da resistência do Bayern de Munique e dos times mais fortes da Alemanha em aceitarem a mudança.
“Eles (os mais poderosos) não estariam de acordo, mas podemos sempre debater. Não se trata de retirar nada do Bayern de Munique. Temos de gerar novas receitas e distribui-las. Também seria bom um método de pagamento decrescente, em que o último classificado ganhasse mais relativamente ao quinto” – finalizou Holzhäuser.