O clube registrou o maior lucro da história em uma única edição do Mercado da Bola
O clube catalão conseguiu colocar nos seus cofres uma quantia em torno de 60 milhões de euros, com o balanço com os valores gastos com reforços e recibos de vendas e empréstimos de jogadores, além da redução da folha salarial.
Balança comercial superavitária
Barcelona é um clube mundialmente e historicamente reconhecido como uns dos maiores compradores do mundo, nem mesmo com a venda de Neymar pro Paris Saint-Germain, em 2017, no maior negócio da história do futebol, os cúles não haviam conseguido uma balança comercial tão superavitária.
Na temporada passada, o clube arrecadou 27,8 milhões de euros a mais do que gastou com o comércio de atletas, onde até então tinha sido registrado o maior lucro do Barça.
Joan Laporta assumiu uma enorme responsabilidade ao assumir a presidência do clube, pois teve que elaborar uma estratégica econômica para tentar tirar o clube da sua maior crise financeira de todos os tempos e com isso um dos passos dados para que isso se realize foi tomar a decisão de buscar um Mercado da Bola superavitário e de diminuir radicalmente a folha salarial do Barcelona.
Dívida acumulada
Os catalões, nos próximos 12 meses terão que desembolsar 553 milhões de euros a mais do que a sua previsão de arrecadações devido a uma dívida acumulada em torno de 1,3 bilhão de euros.
Por causa da política de fair play financeiro da La Liga espanhola, o Barcelona foi impedido de registrar o novo contrato que tinha acordado com Lionel Messi e com o alto endividamento do clube, o astro argentino não pode continuar a defender a camisa do seu clube de coração e se transferiu para o Paris Saint-Germain.
A aceitação da redução salarial
Gerard Piqué, Sergio Busquets e Jordi Alba, aceitaram reduzir os seus salários, liberando um pouco do orçamento do clube para que os reforços pudessem ser inscritos na liga.
Para que tivesse um corte maior de gastos, Antoine Griezmann que chegou ao clube por 120 milhões de euros há dois anos, foi liberado gratuitamente para retornar ao Atlético de Madrid por empréstimo com opção de compra por 40 milhões de euros.
Emerson Royal foi contratado e vendido na mesma janela de transferência, o lateral que veio do Real Betis se juntou ao clube no dia 2 de junho e em menos de três meses foi negociado com o Tottenham, gerando um lucro de 11 milhões de euros pro Barcelona.
Mas nem toda essa disposição para vender permitiu ao time dirigido por Ronald Koeman vendesse ou emprestasse todos os jogadores que tinham em mente. O zagueiro Samuel Umtiti e o meia Miralem Pjanic, por exemplo, seriam liberados sem nenhum custo se alguma equipe se dispusesse a arcar com seus salários. O brasileiro Philippe Coutinho e o francês Ousmane Dembélé também seriam negociados caso houvesse alguma proposta minimamente interessante.
Investimento do Barcelona 2021/2022
Emerson Royal (LD, BRA, Betis): 14 milhões de euros
Abde Ezzalzouli (MA, MAR, Hércules): 2 milhões de euros
Yusuf Demir (MA, AUT, Rapid Viena): 500 mil euros por empréstimo
Faturamento do Barcelona 2021/2022
Emerson Royal (LD, BRA, Tottenham): 25 milhões de euros
Ilaix Moriba (M, ESP, RB Leipzig): 16 milhões de euros
Junior Firpo (LE, ESP, Leeds United): 15 milhões de euros
Jean-Clair Todibo (Z, FRA, Nice): 8,5 milhões de euros
Carles Aleñá (M, ESP, Getafe): 5 milhões de euros
Sergio Akieme (LE, GEQ, Almería): 3,5 milhões de euros
Konrad de la Fuente (MA, EUA, Olympique de Marselha): 3,5 milhões de euros
Rey Manaj (A, ALB, Spezia): 300 mil euros por empréstimo
LEIA TAMBÉM:
Destaque do Brasileirão, Fortaleza recebe sondagens por quatro jogadores
Di María “exclui” Neymar e Cristiano Ronaldo da lista dos melhores companheiros que teve na carreira
Jogador do Corinthians morre após ser espancado e esfaqueado em briga por herança
Dirigente do Corinthians crava data para a volta da torcida à Arena; veja contra quem
Sem Cristiano Ronaldo, Juventus corre para renovar contrato do argentino Dybala
Mercado da bola: Jogador volta para a Juventus para ser substituto de Cristiano Ronaldo
Técnico do PSG fala sobre estreia de Messi: “trouxe serenidade ao time”