Yony González não agrada no Ceará, pode ser devolvido ao Benfica e deve ser negociado com outro clube
Yony González tem contrato com o clube cearense até dezembro de 2021
Antes de mais nada, Yony González não agradou no Ceará. Por isso, a diretoria alvinegra cogita devolvê-lo ao Benfica. O empréstimo é válido até o final do ano, mas o atacante de 27 anos não conseguiu corresponder às expectativas da comissão técnica.
Além disso, ele disputou 19 das 44 partidas do Ceará na temporada sendo seis na Copa Sul-Americana, cinco no Campeonato Brasileiro, uma na Copa do Brasil, quatro na Copa do Nordeste e três no Campeonato Cearense. Nesse ínterim, totalizou 490 minutos em campo.
O Torcedores.com apurou que Yony González conversa há duas semanas com dois clubes portugueses e não está nos planos do Benfica, com quem tem contrato até junho de 2024. O empresário do jogador, Gianluca De Franco, negocia a ida do atacante para o Braga ou Estoril.
Se isso não for resolvido até o final da semana, ele seguirá no Ceará, mas terá de provar ao técnico Guto Ferreira de que é capaz de seguir no clube até o fim do ano. Porém, o treinador parece pouco disposto dar mais chances ao colombiano.
O diretor executivo, Jorge Macedo, por sua vez, saiu em defensa de “Speed González”. Maior articulador da contratação do atacante, o dirigente justificou o fraco desempenho do atleta a falta de ritmo de jogo quando chegou no Ceará.
“O Yony teve um período de muito tempo sem jogar. Ele não joga praticamente desde a época do Fluminense. Hoje, eu acho que ele se encontra em uma condição muito melhor do que chegou nessa parte física e técnica. Claro que esperávamos que ele desse uma resposta mais rápida, mas é complicado um jogador que fica muito tempo sem jogar. Acho que isso atrapalhou muito o Yony, ele não conseguiu ter uma pré-temporada.”
A carreira de Yony González
Revelado pelo Envigado, Yony González ganhou projeção no futebol após se destacar pelo Junior de Barranquilla na Copa Sul-Americana de 2018. No ano seguinte, ele se transferiu para o Fluminense onde viveu o melhor momento da sua carreira.
Com a camisa tricolor, ele marcou 17 gols em 66 jogos. Nesse ínterim, foi destaque do time no Campeonato Carioca e no Campeonato Brasileiro. Dessa forma, Speed González foi contratado em custos pelo Benfica.
Porém, o colombiano deixou o clube português sem nunca ter vestido a camisa encarnada. É, portanto, uma das contratações mais contestadas dos últimos anos feitas pelo ex-presidente Luiz Filipe Vieira. Posteriormente, teve passagem sem brilho por Corinthians e Los Angeles Galaxy.