O campeonato mundial de surfe terá novidades no calendário e no formato em 2022
*Texto atualizado em 18/01/2022
A World Surf League anunciou o calendário para o campeonato mundial de 2022. Diferentemente de 2021, quando teve o número de etapas reduzido por conta da pandemia, o tour voltará a ter 10 campeonatos, além do evento final em Trestles, que contará com os cinco melhores colocados do ranking disputando o título de melhor surfista do mundo.
Entre as novidades trazidas pela WSL estão a saída do Surf Ranch e da etapa australiana na Gold Coast. Em seus lugares entraram Surf City, em El Salvador, G-Land, na Indonésia, e Sunset, no Havaí. Esses dois últimos eventos eram para ter acontecido em 2021, mas o calendário foi alterado e essas etapas não foram realizadas. Já El Salvador é novidade no tour.
Outro fator diferente em 2022 será o corte de atletas no meio do campeonato. Após a quinta etapa, a quantidade de surfistas por competição irá diminuir de 36 para 24 homens, e de 18 para 12 mulheres. Aqueles que não se qualificarem para a segunda metade do ano vão competir no CS (a divisão de acesso do surfe) a partir de maio. Sobre essa mudança, o surfista americano Conner Coffin falou: “O fato de alguém perder seu lugar no tour depois de cinco eventos realmente aumenta as apostas e vai levar todos a surfarem muito”.
Esse vai ser o primeiro ano em que homens e mulheres surfarão todas as etapas de forma conjunta. Ou seja, ao invés de ir para Maui, elas terão a chance de disputar uma etapa em Pipeline, e também voltarão para o Taiti pela primeira vez desde 2006. “É incrível fazer parte de um momento tão incrível para o surf feminino. 2022 será lembrado como o primeiro ano que teremos um tour combinado para masculino e feminino, incluindo o número igual de eventos. Estou ansiosa para surfar as melhores ondas do mundo, e fazer história junto com todos os surfistas do CT”, disse Tatiana Weston-Webb.
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) August 4, 2021
CALENDÁRIO DA WSL 2022
- Pipeline (Havaí) – 29 de janeiro a 10 de fevereiro
- Sunset (Havaí) – 11 a 23 de fevereiro
- Peniche (Portugal) – 3 a 13 de março
- Bells Beach (Austrália) – 10 a 20 de abril
- Margaret River (Austrália) – 24 de abril a 4 de maio – corte do meio do ano
- G-Land (Indonésia) – 28 de maio a 6 de junho
- Surf City (El Salvador) – 12 a 20 de junho
- Saquarema (Brasil) – 23 a 30 de junho
- Jeffreys Bay (África do Sul) – 12 a 21 de julho
- Teahupo’o (Taiti) – 11 a 21 de agosto
- WSL Finals em Trestles (Estados Unidos) – 8 a 16 de setembro
Leia Mais
Teahupo’o será a onda das Olimpíadas de Paris 2024
WSL anuncia igualdade de premiação para homens e mulheres
Confira os surfistas classificados para o mundial de surfe de 2022